Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Desenho com Referências

Olá pessoal, Venho estudando algumas semanas os cursos de desenho presentes aqui na Alura, e posso dizer que já percebi um avanço muito grande na minha técnica, mas estou com umas dúvidas pontuais em relação a desenhar utilizando referências.

Conheço muitos artistas famosos que utilizam muito de referências para criar suas artes, seja para pintura ou esboço, mas pessoalmente ainda não entendi qual deve ser o limiar entre usar referências para desenhar e se esforçar para criar os esboços de cabeça.

Por exemplo, eu estou atingindo um nível muito satisfatório de qualidade quando traduzo uma imagem para o papel, mas quando tento traduzir uma imagem da minha cabeça para o papel sem usar referências parece que foi outra pessoa que desenhou, e o desenho parece muito amador, por isso minha dúvida é:

-É saudável para os estudos sempre que for desenhar, mesmo que sejam objetos simples, utilizar várias imagens como referência?

-O uso de referências não vai limitar a minha habilidade, considerando que fico refém delas para desenhar qualquer coisa?

Desde já agradeço a atenção e bons estudos!!!

2 respostas
solução!

Gala Gustavo, muito legais suas reflexões. Vamos lá!

Fazer exercícios de desenho sem referências ajuda bastante você a canalizar com mais precisão o que você tem na cabeça e isso no fundo é a tônica de qualquer desenho.

As referências servem primariamente para ajudar você a tirar sua idéia da cabeça e, secundariamente, como inspiração, evitando que elas ditem o que será seu desenho. Este é inclusive o limiar da cópia para a inspiração.

Há algumas práticas que te podem te ajudar a evitar que as referências comecem a atrapalhar seu estilo de emergir e seus desenhos de aflorarem dentro do que você espera.

  • Tente rabiscar bastante uma idéia. Depois que você tiver rabiscado bastante, busque referências para ajudar a moldá-la. Se você quer desenhar um boi, busque uma referência para entender o crânio de um boi, como fica ela observada no ângulo que você rabiscou.

  • Caso esteja difícil de concretizar minimamente a idéia, faça uma pesquisa geral, de observação, olhando referências sem trazê-la para o papel. Quer desenhar um boi mas não lembra como é o formato do focinho, da boca, dos olhos, do crânio? Começa observando um monte de foto de boi no google imagens sem salvar nada. Aí depois vai pra primeira dica aqui em cima.

  • Quando utilizar referência, busque várias imagens de estilos diversos. Fotos, desenhos, às vezes até objetos que não tem nada a ver com o objeto do desenho em si, mas que têm características interessantes. A variedade de referências vai ajudar você a interpretar elementos específicos das várias imagens dentro do seu estilo próprio em vez de se apegar a soluções específicas ou a referências-chave que pautem seu desenho. Um exemplo disso é pegar como referência uma panela de ferro dessas bem velhas para entender a textura de sua superfície para ajudar a desenhar a pele de um andróide muito mal conservado, em vez de buscar fotos de filmes de androides ou outros desenhos.

Espero ter ajudado e parabéns pelos avanços.

Um abraço!

Olá Professor,

Você sanou minha dúvida de maneira precisa!!! Agradeço pela atenção <3

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software