Olá pessoal, Venho estudando algumas semanas os cursos de desenho presentes aqui na Alura, e posso dizer que já percebi um avanço muito grande na minha técnica, mas estou com umas dúvidas pontuais em relação a desenhar utilizando referências.
Conheço muitos artistas famosos que utilizam muito de referências para criar suas artes, seja para pintura ou esboço, mas pessoalmente ainda não entendi qual deve ser o limiar entre usar referências para desenhar e se esforçar para criar os esboços de cabeça.
Por exemplo, eu estou atingindo um nível muito satisfatório de qualidade quando traduzo uma imagem para o papel, mas quando tento traduzir uma imagem da minha cabeça para o papel sem usar referências parece que foi outra pessoa que desenhou, e o desenho parece muito amador, por isso minha dúvida é:
-É saudável para os estudos sempre que for desenhar, mesmo que sejam objetos simples, utilizar várias imagens como referência?
-O uso de referências não vai limitar a minha habilidade, considerando que fico refém delas para desenhar qualquer coisa?
Desde já agradeço a atenção e bons estudos!!!