1
resposta

Desafio: níveis de planejamento

Na organização onde eu trabalho, a integração dos níveis tático e operacional com a estratégia definida pela organização ocorre de modo natural, pois as metas que a equipe possui são baseadas no direcionamento da organização. Por vezes, percebemos que existem outras coisas que também precisam ser resolvidas, mas que acabam sendo despriorizadas por não ser aquilo que a gestão quer fazer. Desta forma, entendo que o nível operacional acaba, se mal gerenciado, perdendo um pouco da "dor de dono" por não se sentir ouvido, já que o que precisa ser feito é somente o que foi definido no nível estratégico.

1 resposta

Olá, Guilherme! Tudo bem?

O que você descreveu é uma situação comum em muitas empresas. O nível estratégico, muitas vezes, define metas sem um feedback adequado dos níveis tático e operacional. Isso pode levar a uma desconexão entre os níveis e, como você mencionou, a uma perda da "dor de dono" no nível operacional.

Uma solução potencial para isso seria implementar um sistema de feedback mais robusto e bidirecional. Por exemplo, os níveis tático e operacional poderiam ter a oportunidade de apresentar suas próprias metas e desafios para o nível estratégico. Isso poderia ser feito através de reuniões regulares ou através de um sistema de feedback online.

Outra estratégia seria garantir que os níveis tático e operacional estejam envolvidos na definição das metas estratégicas desde o início. Isso poderia ser alcançado através de workshops ou sessões de brainstorming que incluam representantes de todos os níveis da organização.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software