1
resposta

Desafio Microsserviços Redundância de banco de dados

Olá pessoal, sou completamente novo na área de DevOps e estou tentando entender o conceito. É passado um desafio na aula só que eu não tenho a menor ideia de como saber se o que fiz é o que realmente queria fazer. Por exemplo:imagem original do projeto

E eu gostaria de implementar uma redundância no banco de dados, levando em consideração que um possa falhar então o conceito de Master e Slave. Para então ficar igual a essa imagem: Como eu gostaria que ficasse

E meu docker file nessa parte esta:

mongo-db-master:
    image: mongo
    environment:
      MONGO_INITDB_ROOT_USERNAME: mkt-usuario-master
      MONGO_INITDB_ROOT_PASSWORD: mkt-senha-master
      MONGO_INITDB_DATABASE: mkt-master

mongo-db-slave:
    environment:
      MONGO_INITDB_ROOT_USERNAME: mkt-usuario-slave
      MONGO_INITDB_ROOT_PASSWORD: mkt-senha-slave
      MONGO_INITDB_DATABASE: mkt-slave
    depends_on:
      - mongo-db-master

mongo-mkt:
    depends_on:
      - mongo-db-master
      - mongo-db-slave

Considerando que a aplicação chama o mongo-mkt

1 resposta

Olá Giancarlo, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Para o projeto descrito onde um determinado servidor de um microserviço pode ficar indisponível, podemos aplicar a "recuperação de desastres (DR)", que consiste em uso de tecnologias com as melhores práticas projetadas para evitar ou minimizar a perda de dados e a interrupção dos negócios. Para conhecer um pouco mais sobre essa abordagem, deixo abaixo artigos que serão um ponto de partida para a implementação do seu projeto:

Observação: O conteúdo recomendado está em inglês, comum na área da tecnologia, utilize o tradutor para melhor compreensão.

Para te auxiliar no aprofundamento do seu conhecimento sobre Docker, e assim poder implementar da melhor forma possível os desafios apresentados. Gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar uma recomendação de um curso da Alura que aborda sobre Docker. Neste curso é apresentado sobre a subida, criação e personalização de container Docker, entre outros temas relacionados com o Docker.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!