1
resposta

Onde esta esse docker-compose.yml q eu devo trocar?

Onde esta esse docker-compose.yml q eu devo trocar para que eu consiga enviar o email, pois ate agora n consegui, ja coloquei meu email nos dois arquivos docker-compose, criei a senha de app pelo google e tb n funciona, vou seguir com o curso, mas gostaria que alguem me desse um suporte para eu conseguir receber esse email. OBS: quando eu rodei o projeto a primeira vez(sem configurar as credenciais no docker-compose.yml)ele passava da primeira etapa de nome e email, ia para a parte de pagamento e dali ja nao conseguia mais ir para a proxima tela se eu n clicasse no botao em cima(Numero 3), ja quando eu configurei o arquivo, coloquei meu email e minha senha de app, o programa ja nem prosseguia para a segunda tela, o propio botao da primeira tela de nome e email nem me levava para a segunda tela(resumindo o botao nn tava funcionando, ai fica dificil mesmo)

1 resposta

Ola, bom dia.

Onde está o docker-compose.yml?

O arquivo docker-compose.yml fica na raiz da pasta do projeto que você clonou (a pasta alura-ms, conforme mencionado no vídeo "Trazendo o projeto para sua máquina").

Você deve abrir esse arquivo no seu editor de código. Dentro dele, você verá a definição de vários serviços (financeiro, marketing, etc.). Você precisa procurar pelo serviço responsável pelo envio de e-mail. Pela arquitetura do curso, quem envia o e-mail é o microsserviço acadêmico, procure por isso nos arquivos https://github.com/CViniciusSDias/alura-ms-academico-php/blob/53c0cc7616f193f98a031e03c54ffed5096f4fa4/docker-compose.yml

Você deve adicionar ou editar as variáveis de ambiente na seção environment desse serviço específico:

environment:
      - GMAIL_USER=seu-email@gmail.com
      - GMAIL_PASSWORD=sua-senha-de-app

Por que o botão parou de funcionar?

Você mencionou que, após configurar o arquivo, o botão da primeira tela nem te leva para a segunda. Isso geralmente acontece porque o container da API caiu ou não subiu corretamente.

Se houver qualquer erro de sintaxe no arquivo docker-compose.yml (como um espaço a mais ou identação errada, já que arquivos YAML são super sensíveis a isso), o Docker não consegue subir o serviço. Sem o serviço rodando, o Front-end (a tela) clica no botão, tenta chamar a API, mas não recebe resposta, dando a impressão de que "travou".

O que fazer:

1. Verifique a identação das linhas que você alterou.
  2. Abra o terminal e rode o comando para ver os logs:
    docker-compose logs -f
  3. Tente encontrar mensagens de erro em vermelho ou avisos de que o container "exited" (saiu). Isso vai te dizer exatamente se a senha está errada ou se o arquivo está mal formatado.

Sobre a Senha de App

Como você já criou a "Senha de App" no Google, ótimo! Lembre-se que ela é diferente da sua senha de login normal.

• Dica importante: Às vezes, o Docker precisa recriar o container para ler as novas variáveis. Tente rodar:
    docker-compose up --build
    Isso força uma reconstrução para garantir que suas novas configurações foram pegas.

Abçs.