Seguindo o desafio anterior "Aplicando Scrum no seu Contexto", elenco os papéis de cada indivíduo durante o desenvolvimento de um infoproduto, para uma aplicação eficiente do framework.
Eu, como Head de Produto, serei responsável pela implementação da metodologia Scrum. Neste caso, atuaria como Scrum Master, já que estaria focado mais na orientação e facilitação do processo de Scrum, garantindo a produtividade do time. Por estar nessa parte de gestão do time para atingir os objetivos do projeto e fazendo com que a cultura da empresa esteja alinhada com o restante da equipe. Focaria em dar feedback, remover barreiras e realizar a coleta de dados de avanços durante os eventos para poder apresentar para o CEO.
O nosso estrategista seria o PO: Por ter essa visão 360 das estratégias a serem aplicadas uma vez o produto esteja pronto, no desenvolvimento do produto ele estaria focado na construção do backlog, definir os objetivos do time durante o processo, auxiliando tecnicamente e coletando dados durante o processo, focando na necessidade do cliente e trabalhando diretamente com os stakeholders e com a equipe de desenvolvimento deste produto.
A nossa equipe de design, tráfego, desenvolvimento web, social media, produção audiovisual, Sucesso do Cliente e Suporte seriam os development team, já que eles seriam quem executariam a criação do produto decidido pelo PO. Por serem setores que estão integrados já de certa forma, com o backlog produzido pelo PO, eles estariam capacitados para desenvolver de forma autônoma este projeto.
Acredito que seria bem ágil dividir a equipe desta maneira, cada um continuaria com as suas respectivas funções, só que agora em uma metodologia de execução e apresentação de resultados mais eficiente.