2
respostas

Desafio: estrutura decisória e de poder

Boa tarde,

Na empresa em que trabalho ainda é muito confuso todo este processo, por diversas vezes tive meus projetos/processos em atraso devido a falta de decisão de quem seria o responsável. Em meu ponto de vista minha empresa precisa organizar estes arqueotipos para que possamos ter mais desenvoltura e rapidez nestes processos.

2 respostas

Olá, Leticia! Tudo bem?

Entendo sua frustração com a falta de clareza no processo decisório na sua empresa. Isso pode realmente atrapalhar o andamento dos projetos e a eficiência dos processos.

A governança de TI tem como um de seus objetivos justamente melhorar essa situação, através da definição clara de responsabilidades e processos de tomada de decisão. Nesse sentido, é importante que a sua empresa identifique os "arquétipos" ou papéis dentro da organização e defina claramente suas responsabilidades e autoridades.

Uma maneira de fazer isso seria criar um documento ou diagrama de estrutura organizacional que mostre todos os papéis e suas responsabilidades. Este documento pode então ser compartilhado com todos os membros da equipe para garantir que todos entendam quem é responsável por quê.

Além disso, pode ser útil implementar um processo formal de tomada de decisão, como um comitê de governança de TI, que se reúne regularmente para tomar decisões importantes e resolver disputas.

Lembre-se, no entanto, que essas são apenas sugestões e o que funciona melhor pode variar dependendo do tamanho, cultura e estrutura da sua empresa.

Bons estudos!

Na minha empresa existe uma Unidade de Tecnologia, comandada por um gerente, que estuda e decide a maioria dos projetos e ações de tecnologias em conjunto com os Diretores da empresa(três Diretores) e também existem situações em que outros gerentes de unidades decidem comprar serviços ou produtos de tecnologia sem consultar a Unidade de tecnologia, mas são exceções da regra.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software