Aplicativo para controle de vendas de uma empresa
O aplicativo já está sendo usado na empresa, mas estamos em busca de melhorias para aumentar o engajamento.
Após minha visita na empresa, pude registrar dados valiosos, listados abaixo no formato de perguntas:
1. O que os usuários mais utilizam? Os vendedores utilizam mais as funções de calendário, tarefas e interações com outros funcionários. Os gerentes até verificam as tarefas, mas utilizam mais as funções de análise de métricas, para entender quais produtos são mais vendidos e analisar a produtividade dos vendedores.
2. Dias e horários de utilização: Usam o dia todo, inclusive após o horário comercial. E usam todos os dias, inclusive nos fins de semana, quando estão viajando a trabalho e/ou cumprindo hora extra.
3. Locais: Os vendedores do presencial checam o aplicativo algumas vezes ao dia, mas quem mais utiliza são os vendedores de campo, que fazem visitas aos seus clientes. Eles podem inclusive estar em locais sem acesso à internet.
4. Aparelhos: A maioria utiliza celulares Android, cerca de 70%, enquanto o restante utiliza iPhone. Ponto de atenção: 1 usuário utiliza iPad e relatou alguns problemas.
5. Principais dores relatadas:
- Necessidade de atualizações manuais e de reiniciar o aplicativo;
- Inconsistências no modo off-line (obs: esperado, já que não é atualizado em tempo real, mas como podemos melhorar?);
- Nem todas as funções são intuitivas, alguns usuários tiveram dificuldade ao ver um botão, mas não ter nenhum texto indicando com clareza o que ele faz;
- Falta de agilidade para gerar vendas. Acredito que tem muito a ver com o ponto acima. Se não é intuitivo, vai ser demorado. E tempo é dinheiro.
CONCLUSÃO - PRINCIPAIS PONTOS A MELHORAR (seguindo essa ordem):
- Aumentar a intuitividade, adicionando textos e botões com mais clareza
- Melhoria nas atualizações de forma automática, para não frustrar o usuário
- Garantir as mesmas funcionalidades no Android e no iPhone