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Desafio: diário de campo

Aplicativo para controle de vendas de uma empresa

O aplicativo já está sendo usado na empresa, mas estamos em busca de melhorias para aumentar o engajamento.

Após minha visita na empresa, pude registrar dados valiosos, listados abaixo no formato de perguntas:

1. O que os usuários mais utilizam? Os vendedores utilizam mais as funções de calendário, tarefas e interações com outros funcionários. Os gerentes até verificam as tarefas, mas utilizam mais as funções de análise de métricas, para entender quais produtos são mais vendidos e analisar a produtividade dos vendedores.

2. Dias e horários de utilização: Usam o dia todo, inclusive após o horário comercial. E usam todos os dias, inclusive nos fins de semana, quando estão viajando a trabalho e/ou cumprindo hora extra.

3. Locais: Os vendedores do presencial checam o aplicativo algumas vezes ao dia, mas quem mais utiliza são os vendedores de campo, que fazem visitas aos seus clientes. Eles podem inclusive estar em locais sem acesso à internet.

4. Aparelhos: A maioria utiliza celulares Android, cerca de 70%, enquanto o restante utiliza iPhone. Ponto de atenção: 1 usuário utiliza iPad e relatou alguns problemas.

5. Principais dores relatadas:

  • Necessidade de atualizações manuais e de reiniciar o aplicativo;
  • Inconsistências no modo off-line (obs: esperado, já que não é atualizado em tempo real, mas como podemos melhorar?);
  • Nem todas as funções são intuitivas, alguns usuários tiveram dificuldade ao ver um botão, mas não ter nenhum texto indicando com clareza o que ele faz;
  • Falta de agilidade para gerar vendas. Acredito que tem muito a ver com o ponto acima. Se não é intuitivo, vai ser demorado. E tempo é dinheiro.

CONCLUSÃO - PRINCIPAIS PONTOS A MELHORAR (seguindo essa ordem):

  • Aumentar a intuitividade, adicionando textos e botões com mais clareza
  • Melhoria nas atualizações de forma automática, para não frustrar o usuário
  • Garantir as mesmas funcionalidades no Android e no iPhone
1 resposta

Ei, Heimilly! Tudo bem?

Ótima pesquisa! Seus insights sobre a falta de intuitividade e problemas no modo offline são super relevantes. Priorizar botões claros, atualizações automáticas e consistência entre Android/iOS é o caminho certo.

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