2
respostas

Desafio: aplicando Scrum no seu contexto

Já trabalhei em empresa em que diziam utilizar o SCRUM, mas na verdade não houve tanta mudança assim. Praticamente faziamos o trabalho da mesma forma que antes, mas só aumentou a frequência de daily para darmos satisfação do que foi nos pedido. Era dividido as tarefas e após isso, cada um ia para o seu "canto". Havia pouca intereção entre os colegas de equipe, poucas as vezes foram as que os colegas tinham disponibilidade para conversarem e se ajudarem com as tarefas. Cada um pegava o que tinha que fazer e se fechava. E o feedback era tardio, então só descobririamos se estavamos no caminho certo do projeto, praticamente depois que tudo estava pronto.

Para mim, o certo era ter a equipe mais unida, cada um com suas tarefas mas sempre ajudando uns aos outros durante cada ciclo. Pois cada um tem um pensamento diferente, as vezes um membro da equipe está com dificuldade em uma parte da terefa, mas outro colega possui mais experiencia ou até mesmo uma ideia que pode ajudar. Essa colaboração com certeza fará com que seja muito mais ágil a forma de trabalhar. A questão do feedback deve ser regular durante o desenvolvimento, assim o colaborador não terá um retrabalho para realizar mudanças tardias que poderiam ter sido realizadas em certa etapa do desenvolvimento, como também o colaborador não terá dúvidas. Saberá se está no caminho certo durante o processo todo de desenvolvimento, e até mesmo realizar modificações rápidas.

2 respostas

Com certeza, muita empresas adotam o scrum na teoria, mas na prática funciona de outra maneira. Todavia, mesmo não funcionando, já é uma base melhor de se trabalhar.

Na empresa que eu trabalho, tem um projeto de implementação de um sistema moderno para substituir sistemas legados. O projeto será desenvolvido utilizando a metodologia SCRUM e acredito ser o melhor modelo, pois o modelo iterativo propicia mudanças durante o desenvolvimento do projeto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software