No meu último estágio durante a faculdade, eu me aprofundei um pouco em metodologias ágeis no cenário da administração pública pro meu trabalho de conclusão de estágio. Algo que ainda é pouquíssimo visto ou explorado.
Minha proposta era de aplicar o Scrum na forma como os processos técnicos do meu setor poderiam ser gerenciados e visualizados de uma forma mais efetiva. Resumidamente, iria conter:
- Product Backlog: Que mostrava as demandas a serem atendidas (podendo, inclusive, ser utilizado aqui o Kanban)
- Daily Scrum: As reuniões curtas (que eu indiquei serem semanalmente ou quinzenalmente) que alinharia o trabalho da equipe, identificaria impedimentos e ajustaria as prioridades de cada processo.
- Sprint Review: As revisões colaborativas seriam feitas juntamente com outro servidor, que poderia ajudar na melhoria de precisão das análises e redução de erros.
- Check-list de qualidade: Uma lista de verificação para garantir o atendimento a todos os critérios necessários antes do prosseguimento do processo, que incentivaria a padronização.
- Sprint Retrospective: De praxe, serviria para discutir o que foi feito ou não e identificar pontos de melhorias, ajustando o fluxo à realidade do setor.
Em suma, a pesquisa mostrava como isso poderia impactar positivamente na forma como os processos eram avaliados e entregues para os clientes. Sei que daria um trabalho danado, em especial, por se tratar de um setor público. Porém, gostei muito de ter feito esse tipo de análise e ver como o Scrum poderia ajudar na flexibilidade, transparência e melhoria contínua das entregas.