2
respostas

DER planilha particula INVESTIMENTOS

Boa tarde.

Tenho uma planilha excel para controle de investimentos. Atravé desta planilha se busca aumentar a performace, através das estatísticas, resultado semanal, mensal, anual, entre outras informações que apresenta a planilha. O interesse é transformar esta planilha em um software, mas para isso gostaria de fazer o DER.

Com o exemplo de FlexEmpresta eu entendi como fazer, mas com esta planilha, parece que todas informações fica em somente uma planilha e a partir dela eu conseguiria as informações desejadas. É isso mesmo?

Segue link da planilha, caso algue consiga me ajudar? https://drive.google.com/file/d/1ZcrkOugUTDwEbltflkWheA5beXU0SKuq/view?usp=sharing

Desde já agradeço. Att., Mariana Fernandes.

2 respostas

Ei, Mariana! Tudo bem?

Muito legal você está trabalhando em um projeto externo, isso ajuda muito a colocar em prática o que aprendeu para se desenvolver cada vez mais.

Eu não consigo acessar a sua planilha por estar oculta, mas posso te orientar com alguns direcionamentos para começar a criar o DER. Acompanhe:

• Descubra as Entidades: primeiro, pense nas principais categorias de informações que estão na sua planilha. Imagine que ela é como uma caixa onde você guarda coisas importantes. Por exemplo, se a planilha fala sobre investimentos, períodos (como semanas, meses ou anos) e resultados, cada uma dessas categorias pode ser uma entidade. É como separar as coisas em grupos para facilitar a organização.
  • Liste os Atributos: agora, para cada entidade, pergunte: quais são os detalhes que descrevem ela? Por exemplo, se a entidade é "Investimento", você pode pensar em atributos como o tipo de investimento, o valor inicial, a data de início, e assim por diante. É como descrever cada peça do seu quebra-cabeça para saber exatamente o que ela representa.
  • Conecte as Entidades: aqui, você vai pensar em como essas entidades conversam entre si. Por exemplo, um "Investimento" pode ter vários "Resultados" ao longo do tempo, e cada "Resultado" está ligado a um "Período" específico. Tente imaginar como essas peças se encaixam, como se fossem elos de uma corrente.
  • Desenhe o DER: hora de colocar tudo no papel ou numa ferramenta de modelagem, se preferir. Desenhe suas entidades, liste os atributos de cada uma e mostre como elas se conectam. É como criar um mapa que mostra direitinho como tudo funciona.

A partir do exemplo do FlexEmpresta que você mencionou, tente aplicar o mesmo raciocínio à sua planilha, separando as informações em entidades distintas. Isso vai ajudar a estruturar melhor o seu software.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Boa tarde.

Realmente o link estava privado e agora ja está publico. Eu Segui todos os passo para fazer o diagrama. Minha maior dúvida é que através de uma única planilha onde coleto os dados, há varias outras que traz informações, dados para análise de performace. E desmembrar esta planilha e localizar outras entidades que está me travando, pois consigo ver somente uma entidade. Até joguei no ChatGPT a planilha e auxilio para DER, e em anexo esta em anexo o retorno. Pode me ajudar se será somente uma entidade mesmo, ou não estou olhando corretamente para intenção do negócio.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeAtt., Mariana Fernandes.