//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let wRaquete = 10;
let hRaquete = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.wav");
ponto = loadSound("ponto.wav");
raquetada = loadSound("raquetada.wav");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete,yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete)
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente)
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente)
incliuPlacar();
marcaPonto()
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0)
velocidadeXBolinha *= -1;
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0)
velocidadeYBolinha *= -1;
}
function mostraRaquete(x,y) {
rect(x, y, wRaquete, hRaquete)
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (xBolinha - raio < xRaquete + wRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + hRaquete && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function verificaColisaoRaquete(x,y) {
colidiu =
collideRectCircle(x, y, wRaquete, hRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - wRaquete /2 -30
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incliuPlacar(){
stroke(255)
textAlign(CENTER)
textSize(16);
fill(255, 140, 0);
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(255, 140, 0);
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente +=1;
ponto.play();
}
}