1
resposta

Depois de criado como utilizar

Tenho dúvidas de como utilizar essas proto-personas. Aparentemente, posso criar pessoas que validem meu argumento ou não, isso fica mesmo solto? Quanto que eu passo ali nesse ponto de vista comum de possível usuario e quanto que não é interessante tocar nesse ponto e só focar em possíveis usuários. Acredito que se criam as personas ja tendo um metodo em mente que vá compactuar com minha hipotese, correto? Também naõ saquei como utilizar essas informações ficticias, isso sera explicado mais pra frente?

1 resposta

Oi Felipe, como vai?

A proto-persona é um exercício para nos ajudar a nos colocarmos no lugar de nossos usuários e entendê-los. Sempre partiremos de convicções e idéias pré-concebidas sobre quem seriam essas pessoas, portanto é legal você fazer uma pequena pesquisa para entender se faz sentido o que você está criando.

A idéia é fugir um pouco do viés de confirmação e buscar realmente sair um pouco do estereótipo e dar um pouco mais de humanidade, profundidade e tridimensionalidade aos personagens na esperança que isso qualifique melhor sua análise.

Uma vez que você tenha chegado a personas que realmente te passem segurança e solidez no cenário estudado, você poderá sempre utilizá-las como um guia para determinadas decisões e solução para dilemas se perguntando: como determinada mudança impactaria nas necessidades e nos usos que a Margarida, essa proto-persona, dá ao produto?

Espero ter ajudado.

Um abraço!