1
resposta

Dependência de uma ou mais entidades

Eu pensei em um modelo de uma clinica de dentista, onde existe como entidades, PACIENTE, DENTISTA e PROCEDIMENTO. Só que, eu estava pensando e percebi que PROCEDIMENTO depende tanto de DENTISTAS para realizar, como do PACIENTE que tem queixa. Essa lógica está correta ou o PROCEDIMENTO só depende do PACIENTE?

1 resposta

Olá, Matheus, tudo bem?

Desculpe a demora em obter retorno.

Sim, o seu raciocínio está correto. Uma entidade fraca pode depender de duas entidades fortes. No exemplo que você mencionou, a regra de negócio é que o procedimento depende tanto do dentista quando do paciente, pois, caso não haja dentista e paciente, o procedimento não existe. Sendo assim, neste caso, o procedimento é uma entidade fraca em relação as outras duas.

Na imagem abaixo, há um modelo de como ficaria o diagrama.

Captura de tela da ferramenta brModelo. Nela há um DER, onde começando do lado esquerdo há uma entidade “Dentista”, ela tem relacionamento “Realiza” com a entidade fraca Procedimento com cardinalidade(1,n), a cardinalidade Procedimento tem cardinalidade(1,1). A entidade fraca Procedimento tem relacionamento “recebe” com Paciente e apresenta cardinalidade (1,1) enquanto Paciente tem cardinalidade (1,n)

Ressalto que essa abordagem poderá mudar dependendo da regra de negócio estabelecida.

Espero ter ajudado.

Caso surja dúvidas, compartilhe no fórum.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!