Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Depende do novo hábito - Mínimo Diário para Criar o Bem dito Hábito

Toda situação inicial que nos tira da zona de conforto gera uma dificuldade maior, por isso, se quero "reprogramar" um velho hábito ou programar um novo, procuro usar uma regra própria "Mínimo Diário para Criar o Habito", usando um número mágico de 15 min (1/4 de hora) me forçando todo dia a fazer esse mínimo pelo menos, se for a mais bacana! O tempo para automatizar esse hábito é pela percepção de que se não fizer um dia fica a sensação de falta dessa "Rotina".

Agora outra forma de pensar mais radical é associar o novo hábito com um grau de importância de algo essencial como as refeições diárias (café, almoço e jantar), pois, temos que reservar no mínimo 30 min para o almoço. Assim, pensar no hábito de "praticar exercícios diários" fazendo o mínimo de 15m como uma necessidade. Meio radical, eu assumo, mas no meu caso ajuda a forçar a máquina automatizar esse hábito. E fazer o mínimo satisfaz uma necessidade psicológica de missão cumprida, acaba que com o tempo você vai curtindo e quer fazer mais tempo.

3 respostas
solução!

Outra dica bacaníssima, hein Carlos?

Parabéns!

Tem coisas que parecem ser mais radicais, mas se você se adaptou, maravilha! Tem coisas que fica mais fácil se aumentarmos o nível de dificuldade pouco a pouco, mas se pararmos para pensar: 15 minutos é bem razoável.

O meu gatilho tem sido: faça agora!

Por exemplo, hoje levantei cedo para preparar meu almoço, quando percebi estava no sofá vendo as redes sociais ai levantei e pensei: faça agora a comida.

Assim como funciona para mim esse gatilho, o seu é 15 minutos no mínimo e com o tempo vamos descobrindo mais gatilhos para cada vez mais sermos produtivos :)

Esse lance do faça agora é algo em que estou trabalhando também. O lance é nas atividades mais massantes, não pode pensar, se sabe que tem que fazer é para fazer na hora e não parar para pensar que é chato e coisa do tipo. Tem coisas que não dá para pensar é executar e pronto!

Verdade Carlos.

Se pararmos para pensar muito arrumamos uma bela desculpa e lá se vai todo nosso trabalho... Rs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software