Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Definir Business Value de uma User Story

Na empresa onde trabalho usamos scrum. Geralmente temos várias User Stories que tem um responsável, ai criamos tasks, definimos uma quantidade de tempo para cada uma, alocamos um recurso de acordo com a capacidade e a vida segue.

Processualmente funciona, mas a métrica ao nosso ver é pouco interessante já que nos dá um analise do tipo: Tenho um recurso que me custa R$X/hora que, em uma sprint de 80h, entregou 60h planejadas.

Estávamos discutindo sobre métricas e chegamos a um ponto que uma métrica interessante seria trabalhar com o valor entregue, e não com horas em si.

Durante a conversa cogitamos definir um valor numérico para cada user story que representaria o valor que ela agregaria ao negócio, que convenhamos é uma analise muito mais rica levando em conta que:

  • Cada user story seria analisada e discutida. Cada coisa no backlog poderia ser priorizado por valor e não mais por grito ou heurística esotérica.
  • Estaríamos realmente medindo valor e não apenas gasto
  • O esforço seria otimizado, já que as stories que agregam mais seriam priorizadas
  • As vezes podemos chegar a conclusão que muita coisa no backlog nem precisaria esta lá, pois agrega muito pouco

Dado o textão, gostaria de saber: Você já trabalhou neste modelo e/ou tem algo a acrescentar? Existe algum curso aqui no Alura que poderia me dar uma boa base para isto?

1 resposta
solução!

Oi Edgar, tudo bem?

Vocês poderiam usar o canvas que eu explico nessa aula. Em vez de features como mostrada na aula, as user stories.

Lembrando de sempre fazer essa priorização de business juntamente com o cliente.

Todas essas historiase sempre precisam ter um valor para o negócio de fato, mas para o usuário também.

Itens que não precisam estar no backlog normalmente surgem quando deixamos de pensar em UX e viramos uma fábrica de funcionalidades, e lá na frente isso pode deixar nosso produto inflado.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Abcs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software