1
resposta

Definições do Quadro

Estou com dúvida sobre os nomes e definições atribuídos a cada elemento de um quadro. Desta forma é que atualmente enxergo (favor corrigir caso errado):

  • Kanban: É o quadro propriamente dito;
  • Backlog: Todas as atividades a serem entregues;
  • Backlog da Interação: Atividades que serão realizadas durante o Sprint;
  • Interação: Sprint a ser realizado naquele período (semanal por exemplo);
  • Histórias: Grupos de atividades contidas em um sprint. Cada uma deve ser feita baseada no modelo:
    • Como 'papel'
    • Eu gostaria de 'funcionalidade'
    • Para tal 'benefício'.

Além de existir a estimativa para essa história, que é definida por todos da equipe em um consenso; - Partições: São os post-it contidos em cada história, onde eles passam pelos estágios de 'to do', 'doing' e 'done'.

Minha maior dificuldade está na diferenciação dos post-it de 'história' e 'partições'. Algumas dúvidas sobre:

  1. Sei que devem respeitar o conceito de INVEST, mas isso se aplica apenas a uma história ou nas partições também?
  2. As estimativas devem ser feitas em cada partição ou na história como um todo?
  3. O formato de "Como 'papel' eu gostaria de 'funcionalidade' para tal 'benefício'" é aplicado em qual das duas?
  4. O que exatamente é descrito em partição?

Acredito ter expressado minha dúvida, talvez tenha sido até redundante. Mas basicamente é a diferença entre cada história e suas partições dentro de uma Interação.

1 resposta

Oi Lucas, vou colocar minhas definições aqui e você me diz se algo não ficar claro, ok?

  • Kanban: é qualquer ferramenta de sinalização visual. O quadro é um exemplo de kanban muito usado em agilidade!

  • Backlog do Produto: lista priorizada as histórias que queremos fazer nesse projeto;

  • Backlog da Iteração: lista priorizada as histórias que queremos fazer nessa iteração;

  • Iteração: tempo para realizar um dado trabalho. Em Scrum é chamada de Sprint. Em XP é iteração, mesmo;

  • História: um item que agrega valor para o usuário do projeto, e que seja escrito no formato: título, quem se beneficia desse item, o que precisa ser feito, e o porquê disso. Uma história seria, por exemplo:

  • Currículo de melhores alunos
  • Como... empresa que busca novos bons funcionários
  • Quero... ver a informação do LinkedIn do aluno da Alura
  • Para... acessar currículos e achar os que quero contactar
  • Tarefa: sub-itens técnicos de histórias que, idealmente, podem ser feitos paralelamente para alcançar, quando todos feitos, o objetivo da sua história. Por exemplo:

preparar o script para adicionar a coluna 'LinkedIn' ao banco de dados do projeto.

Dito isso, vamos às suas perguntas:

1. Sei que devem respeitar o conceito de INVEST, mas isso se aplica apenas a uma história ou nas **tarefas** também?

Apenas histórias agregam valor de negócios e, portanto, apenas elas têm que ser INVEST (independente, negociável, valorosa, estimável, pequena e testável). Note que meu exemplo de Tarefa acima depende fortemente de ter o resto da funcionalidade implementada para agregar valor.

2. As estimativas devem ser feitas em cada ~(partição)~tarefa ou na história como um todo?

Apenas histórias costumam ser estimadas, no Scrum. Eu expliquei o porquê disso nesse post: http://blog.caelum.com.br/pensando-em-metricas-para-times-ageis/

Suas dúvidas 3 e 4 foram explicadas nas definições acima. :-)

Fez sentido? Faltou alguma coisa?

[]s, Ceci

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software