Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Definição de pronto - Como pode ser um critério a homologação pelo cliente?

Para levar um recurso para a reunião de review, onde o recurso receberá o feedback do cliente é necessário que ele esteja pronto.

O conceito de pronto pode envolver, entre outras coisas, do recurso já estar homologado pelo cliente. Mas para mim isso ficou confuso, como que vai homologar com o cliente antes da reunião de review que serviria justamente para apresentar essa funcionalidade?

3 respostas
solução!

Olá Simone,

a definição do critério de pronto depende muito do contexto. Em geral, quanto mais cedo você conseguir um feedback do seu cliente melhor é pois o time consegue ajustar mais rápido.

De qualquer forma, pensando num contexto o cliente e os usuários não são figuras presentes no dia a dia, ou seja, o time não conseguiria a qualquer momento validar o que foi desenvolvido. De fato nesta situação não faria tanto sentido no critério de pronto ter um passo de homologar com o cliente, dado que isso será feito apenas na review.

Agora, pegando um contexto que temos aqui mesmo na Caelum/Alura. Alguns dos sistemas que desenvolvemos são internos, ou seja, o cliente e usuário estão na porta ao lado do time que cuida do projeto. Por conta disso, uma das etapas do critério de pronto é o que chamamos de Approving, em que qualquer história que foi desenvolvida já é testada em um ambiente de homologação com o usuário. Como já fazemos estas aprovações durante a fase de desenvolvimento, nossa reunião de review acaba sendo extremamente mais enxuta pois temos apenas que comentar o que ficou pronto ou não. Graças a isso, mesmo em sprints de 2 semanas nossa review dura no máximo 15 minutos.

A definição de pronto pode variar de empresa para empresa. No caso da minha empresa uma funcionalidade só está pronta após a homologação do cliente, isso acontece durante a revisão da Sprint. No entanto, sempre que possível e necessário validamos informações com o cliente.

Oi Simone, tudo bem?

As respostas do Lucas e Alfredo te ajudaram?

Lembre-se de marcar como solução a resposta que foi mais útil para você ou se a dúvida persistir, pode compartilhar conosco :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software