Olá Simone,
a definição do critério de pronto depende muito do contexto. Em geral, quanto mais cedo você conseguir um feedback do seu cliente melhor é pois o time consegue ajustar mais rápido.
De qualquer forma, pensando num contexto o cliente e os usuários não são figuras presentes no dia a dia, ou seja, o time não conseguiria a qualquer momento validar o que foi desenvolvido. De fato nesta situação não faria tanto sentido no critério de pronto ter um passo de homologar com o cliente, dado que isso será feito apenas na review.
Agora, pegando um contexto que temos aqui mesmo na Caelum/Alura. Alguns dos sistemas que desenvolvemos são internos, ou seja, o cliente e usuário estão na porta ao lado do time que cuida do projeto. Por conta disso, uma das etapas do critério de pronto é o que chamamos de Approving
, em que qualquer história que foi desenvolvida já é testada em um ambiente de homologação com o usuário. Como já fazemos estas aprovações durante a fase de desenvolvimento, nossa reunião de review
acaba sendo extremamente mais enxuta pois temos apenas que comentar o que ficou pronto ou não. Graças a isso, mesmo em sprints de 2 semanas nossa review dura no máximo 15 minutos.