3
respostas

Define - Necessidade de criar plano de contenção sabendo a causa-raiz

Boa noite, Relativamente aos planos de contenção, existindo um "lote" de trabalho que está atrasado e que atrasa cada dia que passa, qual a melhor atitude a tomar, levando em considerão que está identificado a causa-raiz (falta de recursos dedicados para a tarefa):

1 ) Plano de contenção para estancar o trabalho atrasado, com a constituição de uma "task-force" que o vai eliminar (mas os pedidos continuam a acumular-se a cada dia)

ou

2) Realizar esforços para formação de novos elementos que garantam "estancar" os novos pedidos nao permitindo mais trabalho em atraso e, criar um plano de recuperação das atividades em atraso.

Obrigado Carlos Almeida

3 respostas

Olá, Carlos! Tudo bem?

Muito interessante o contexto que você trouxe. Ao meu ver, a partir da identificação da causa raiz, que no seu caso é a falta de recursos dedicados para a tarefa, a atitude a ser tomada posteriormente em um plano de ação deve levar em conta a criticidade destas tarefas que estão em atrasadas. Dependendo da situação, talvez seja interessante aplicar ambas propostas que você apresentou, por exemplo: criar uma task-force para mitigar os itens críticos e que impactam diretamente na continuidade das atividades que não podem ficar paradas e paralelamente fazer uma gestão dos outros itens em atraso de acordo com sua prioridade e criar o plano de recuperação destas atividades de acordo com a necessidade e com a disponibilidade de recursos para execução destas tarefas.

Faz sentido para o seu contexto?

Obrigado pela contribuição aqui no fórum, qualquer dúvida estamos à disposição.

Ótimos estudos! :)

Boa tarde Guilherme

Vou escrever por minhas palavras, para ver se entendi o que me disse:

Plano de contenção Constituição de uma "task-force" para resolver trabalho em atraso

Plano de acção Formação de elementos que possam responder aos novos pedidos

Ambas as atividades decorrem em paralelo, sendo que para o plano de contenção, seria criada uma matriz de prioridades para responder com base na criticidade dos pedidos.

Certo ? Carlos Almeida

Bom dia, Carlos! Tudo bem?

Isso mesmo, está correto.

Ambas atividades podem ocorrer em paralelo e para o plano de contenção é importante identificar a criticidade das tarefas em atraso. E para o plano de ação, é necessário traçar maneiras de responder a causa do problema, que no seu caso seria a falta de recursos para realizar essas tarefas, para que mesmo após o plano de contenção seja possível impedir o acúmulo de novas tarefas.

Qualquer dúvida sinta-se a vontade para compartilhar aqui no fórum.

Continue assim e ótimos estudos! :)