1
resposta

Decorators como helpers

Estou habituado a programar em PHP e é costume criar classes que chamamos de "Helpers" onde colocamos métodos que serão "auxiliares", que serão úteis em mais de um local e que não irão possuir um "dono" por assim dizer.

Como por exemplo, poderíamos criar um Helper retornoEmCaixaAlta() e chamá-lo dentro dos métodos passando o retorno. algo como: return Helper::retornoEmCaixaAlta(varRetorno);

vejo que como Decorator poderia atingir o mesmo objetivo.

Não sei se fui claro, mas minha duvida seria se a ideia do decorator seria essa mesma de servir como um helper.

1 resposta

Não sou desenvolvedora PHP e não sei vou conseguir ajudar esclarecer esse ponto, porém, até onde eu entendi os Decorators do TypeScript se referem não apenas a uma funcionalidade, mas também a uma forma de implementar o Padrão de Projeto Decorator.

Sobre o Padrão de Projeto Decorator temos, na Wikipedia:

Decorator, wrapper (ou em português Decorador), é um padrão de projeto de software que permite adicionar um comportamento a um objeto já existente em tempo de execução, ou seja, agrega dinamicamente responsabilidades adicionais a um objeto. Decorators oferecem uma alternativa flexível ao uso de herança para estender uma funcionalidade, com isso adiciona-se uma responsabilidade ao objeto e não à classe.

O que casa muito bem com que encontramos na documentação do TypeScript a respeito dessa funcionalidade: