1
resposta

Declaração pessoal - Parte 2

Eu escolhi ser um líder servidor porque me identifico muito com a ideia de pirâmide invertida, em que o topo busca saber da base suas necessidades. Uma vez, minha diretora me disse que eu “não sabia mandar”. Tomei aquilo como uma ofensa, mas depois vi que ela tinha razão, a única diferença é que eu conseguia liderar sem impor nada a ninguém, tudo na base da confiança, da cooperação e do compromisso entre profissionais de uma equipe. Como sou servidor público, não cabe a mim escolher os membros de minha equipe, apenas de distribuí-los pelas unidades que se adequem melhor aos seus perfis. Tenho de trabalhar com todos os perfis de servidores: instável, inseguro, novato (estagiários) e autônomo. Felizmente, a maioria deles é do perfil autônomo.

1 resposta

Álvaro, tudo bom?

Ás vezes as pessoas não sabem diferenciar o "Você não sabe mandar" do "Você não sabe bater com o chicote". No mundo de hoje, principalmente de TI, essa questão do mandar perde cada vez mais sentido e espaço. Nós colaboramos, somos transparentes, somos proativos. O líder serve!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software