3
respostas

De quem é a responsabilidade de escrever a Especificação Funcional da demanda?

Sei que a abordagem do Scrum é diferente da tradicional, porém alguns artefatos são semelhantes. Pelo que entendi, as Historias de Usuários se assemelha a tradicional Especificação Funcional. Se for isso mesmo, a responsabilidade de se escrever a "Especificação Funcional" seria do Dono do Produto?

3 respostas

Olá, Yoshio, tudo bem?

A especificação funcional se difere da história de usuário uma vez que a primeira pretende descrever com precisão todas as funções de um software ou aplicativo, enquanto a história do usuário se concentra na funcionalidade a ser entregue naquela sprint e não em todas as funções do aplicativo de uma vez. A cada sprint o/a Product Owner escolhe quais histórias do usuário irá priorizar e aos poucos vai incrementando histórias que geram valor para o usuário. Para fins de compreensão, pode-se comparar a especificação funcional a história de usuário, contudo, não se pode dizer que o PO seria o responsável por escrever a especificação uma vez que no Scrum não se trabalha dessa forma.

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Obrigado pela resposta Bruna! Mas aí eu fiquei com uma nova dúvida. Quando a história chega para a equipe de desenvolvimento, por não ter todas as funções detalhadas do aplicativo, o desenvolvedor em si, pode ter dúvidas! Se não há uma especificação funcional, essas dúvidas são sanadas em que momento? Me desculpa a falta de experiência em Scrum, mas essa é uma das principais dúvidas que eu tenho, mesmo pq, no desenvolvimento de projetos as maiores falhas são sempre pq não houve uma especificação bem feita. Claro que uma especificação funcional mal feita ou uma história mal escrita, na maioria das vezes não é culpa do PO ou do Analista tradicional, mas sim na cultura imediatista das corporações...

Obrigado!

Oi, Yosho! Sim, entendo sua dúvida!

A especificação funcional se difere da história do usuário principalmente por propor um detalhamento de todas as funções de um sistema/aplicativo/produto que se planeja executar. Nesse sentido, a história do usuário não aparece trazendo as informações sobre todos os elementos que compõe o sistema mas sim de uma parte dele. Somente após essa pequena parte ser concluída, ao fim de uma sprint, se faz uma nova priorização da rota para saber qual a próxima "parte" do sistema será executada. Apesar dessas diferenças, as histórias do usuário também devem ser descritas de maneira detalhada e além disso, durante a planning, o PO é responsável por detalhar as histórias do usuário, um ótimo momento para sanar as possíveis dúvidas sobre o projeto.

Vale lembrar também que o Scrum é um modelo horizontal e todos do time podem levantar dúvidas sobre o negócio durante as dailies ou até mesmo de maneira orgânica com os demais membros.

Eai, conseguiu clarear um pouco? Não precisa pedir desculpas!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software