1
resposta

Database info: Database driver: undefined/unknown e etc.. SpringBoot.

Estou terminando o curso de SpringBoot 3. Estou tendo erro ao inicializar o servidor, mensagem referente ao SpringData creio eu, a seguinte:

Database JDBC URL [Connecting through datasource 'HikariDataSource (HikariPool-1)'] Database driver: undefined/unknown Database version: 8.0.40 Autocommit mode: undefined/unknown Isolation level: undefined/unknown Minimum pool size: undefined/unknown Maximum pool size: undefined/unknown

Projeto do curso.

1 resposta

Olá, Mauricio! Tudo bem?

Esse tipo de erro geralmente ocorre quando as dependências do driver JDBC não estão configuradas corretamente ou quando há um problema na configuração do datasource.

Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para tentar resolver o problema:

1. Verifique as Dependências: Certifique-se de que você adicionou a dependência correta do driver JDBC no seu arquivo pom.xml. Por exemplo, se você estiver usando MySQL, a dependência no pom.xml seria algo assim:

<dependency>
        <groupId>mysql</groupId>
        <artifactId>mysql-connector-java</artifactId>
        <version>8.0.40</version>
    </dependency>

2. Configuração no application.properties ou application.yml: Verifique se você configurou corretamente as propriedades do banco de dados no seu arquivo de configuração. Aqui está um exemplo de como deve ser para um banco de dados MySQL no application.properties:

spring.datasource.url=jdbc:mysql://localhost:3306/seu_banco_de_dados
    spring.datasource.username=seu_usuario
    spring.datasource.password=sua_senha
    spring.datasource.driver-class-name=com.mysql.cj.jdbc.Driver

3. Verifique a Versão do Driver: Certifique-se de que a versão do driver JDBC é compatível com a versão do banco de dados que você está usando.

4. Reinicie o Projeto: Após fazer as alterações, limpe e reconstrua seu projeto para garantir que todas as dependências sejam baixadas corretamente e as configurações sejam aplicadas.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.