Oi, Gustavo, tudo bem?
Desculpe a demora em te responder!
Inicialmente vamos definir o que são os dados de razão e intervalares:
As variáveis de Razão ou dados de razão, são aquelas que possuem uma escala de medição, com um ponto zero absoluto significativo. Isso significa que você pode realizar operações matemáticas como adição, subtração, multiplicação e divisão nos dados e os resultados fazem sentido. Exemplos de variáveis de razão incluem idade, altura, peso, temperatura em Kelvin, etc.
Por outro lado, as variáveis Intervalares são similares às variáveis de razão, mas não possuem um ponto zero absoluto significativo. Isso significa que você pode realizar operações de adição e subtração nos dados, mas a multiplicação e a divisão não fazem sentido. Um exemplo clássico é a temperatura em graus Celsius. Você pode somar e subtrair temperaturas, mas não faz sentido multiplicar ou dividir temperaturas em graus Celsius.
Contudo, essas medidas não são sinônimos das variáveis quantitativas apresentadas na aula, visto que as variáveis discretas e continuas se referem à natureza dos valores que a variável pode assumir, sendo as discretas aquelas em que os valores são contáveis e geralmente inteiros e as contínuas aquelas em que os valores podem assumir qualquer valor em um intervalo contínuo. No caso dos dados de razão e intervalares eles estão mais relacionados à escala de medição.
Por exemplo, a idade (variável de razão) pode ser discreta (como 1, 2, 3 anos) ou contínua (como 1.5, 2.7, 3.2 anos). A temperatura (variável intervalar) também pode ser medida de forma contínua. Portanto, esses conceitos se interligam, mas se referem a aspectos diferentes das variáveis.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.
Abraços!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!