Olá Francisco, tudo bem?
Em toda forma de gestão de projetos existe a chance de que custos adicionais ou imprevistos fora do roadmap venham a tona. O grande ponto dos métodos ágeis é o trabalho com lotes pequenos, o que permite que o erro não impacte de forma tão custosa o projeto como um todo, que é o fato que ocorre em modelos tradicionais.
Falando mais especificamente do método Lean, há o conceito do Erre, mas erre rápido. A velocidade da interação dos ciclos de entrega nos projetos ágeis é o que faz a diferença.
Assim, a metodologia ágil elimina as chances de falha absoluta do projeto e dá liberdade quando novas mudanças precisam ser implementadas.
Outro ponto é que o fato de o desenvolvimento ágil ser iterativo significa que os recursos são entregues de forma diluída, então os benefícios são percebidos cedo – enquanto o produto está em processo de desenvolvimento.
Um exemplo disso é no método do Scrum durante as cerimônias de Retrospectiva. Nesse caso é feita uma análise do que foi feito de forma equivocada, do que pode ser feito diferente e do que foi feito de forma boa. Por serem cerimônias períodicas e dinâmicas, por mais que aconteçam erros que gerem custos a mais (como você comentou), esse erro é corrigido de forma rápida, de modo que ele não vai se propagar ao longo da cadeia do projeto. Essa é a vantagem do método ágil.
Agradeço sua dúvida e bons estudos!
Se essa resposta te ajudou, por favor,
marcar como solucionado ✓. Bons estudos!