2
respostas

Custo de Hardware com a Virtualização

Referente a questão:

Como as máquinas virtuais possuem sistemas operacionais, os mesmos possuem um custo de hardware para manter suas funcionalidades.

Mesmo com a virtualização, o custo de hardware permanece. O que muda é a forma de utilização do mesmo, ou não seria o caso?

2 respostas

Também errei esta questão ao fazer e fiquei com a mesma sensação. Entendi, por custo de hardware, o custo de se manter o servidor, assim como os custos de energia.

A tecnologia HyperVisor traria custos de hardware também? Eu inicialmente classificaria ele como um custo de "software" e creio que a questão teria duas respostas válidas ao invés de somente uma.

Depende, com os containers é possível aproveitar melhor o hardware, então o disperdício de recursos de hardware é menor. Se você utiliza um ambiente em núvem ainda, escalável, com containers, o gasto de hardware ficaria sempre paralelo a necessidade, não havendo gasto quando não houver uso.

O docker sobe, entra em produção quando necessário e quando não ele é "desligado", é sempre volátil, existem aplicações construídas para ele ficar 100% "em pe"/UP, mas a grande sacada é algo que orquestre e chame a inicialização desse container e depois morre, devolvendo espaço para outro container no lugar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software