2
respostas

Curso sobre import urgente

Por favor adicionem um curso sobre import na formação Go. TODA aula eu tenho problema com isso e entro aqui no forúm e tá cheio de gente com o mesmo problema. O curso é de 2020 e tem gente em 2023 com o mesmo problema e vocês não adicionam um videozinho sequer nos cursos explicando como funciona o import passo a passo.

2 respostas

Oi Thiago, tudo bem?

Entendo a sua frustração em relação à falta de um curso específico sobre import na formação Go. Realmente, é um assunto importante e que pode gerar dúvidas para muitas pessoas.

Nós temos um canal direto para pedidos de cursos, você pode acessar aqui

Muito obrigada por compartilhar com a gente o seu feedback. Ele é super importante para que possamos melhorar no cursos futuros.

Reforço que ao final de cada curso fornecemos uma avaliação individual para cada estudante atribuir uma nota e opinião sobre o curso e pessoa instrutora, sempre ponha sua opinião sincera para nos ajudar a detectar nossos pontos que devem melhorar. É por lá que as pessoas responsáveis pelos cursos tiram as métricas e o seu feedback chega diretamente até as pessoas instrutoras envolvidas no curso.

Um abraço e bons estudos.

GOPATH

Você pode executar o comando no powershell echo $env:GOPATH ou no bash echo$GOPATH isso retornará o valor da var, por padrão e recomendação da instalação será /home/seu-user/go

Por default o go buscará as dependências no destino $GOPATH/src/github.com/seu-user/seu-projeto ou seja /home/seu-user/go/src/github.com/seu-user/seu-projeto, logo seu projeto deve estar nesse GOPATH e importar os pacotes deve conter:

import (
    "github.com/seu-usuario/meuprojeto/pacotequequerimportar"
)

Gerenciando Mod fora do GOPATH

Aqui explicitamente criaremos o mod, execute o comando go mod init github.com/seu-user/seu-projeto em sua pasta do projeto, perceba que dentro da sua pasta aparecerá o mod.go com o nome do módulo e a versão do go.

module github.com/igorferrati/servidor-go

go 1.21.4

Quando utilizar pacotes externos como por exemplo o github.com/lib/pq deve rodar o comando go get github.com/lib/pq observe que no seu arquivo go.mod terá agora essa dependência.

Por fim, agora para você gerenciar seus pacotes FORA do GOPATH dizendo para ele buscar no seu go.mod, não sei quais são as melhores práticas para gerenciar os pacotes, porém é assim que funciona e foi assim que solucionei meu problema de import.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software