1
resposta

Cultura vs Motivação do Time

A empresa no qual origina todo o meu time atual foi comprada e incorporada ao grupo, porem com estrutura separada. O que ocorre é que a cultura da empresa que a comprou não bate com a cultura que estamos habituados e entendo ser o mais eficiente e produtivo hoje. Com isso a equipe fica ouvindo conversa de corredor de que seremos "engolidos" pela cultura da empresa majoritaria, ocasionado grande desmotivação. A liderança não transmite segurança nas mensagens e com isso estamos perdendo talentos para a concorrencia. Como devo proceder com o time, garantindo o minimo de motivação?

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Olá, Fabio! Tudo bem?

Sua situação é realmente desafiadora, o choque de culturas após uma aquisição pode abalar profundamente a motivação da equipe. E sua postura como líder sendo de fato ou não, buscando entender e agir, já é um passo essencial para atravessar esse momento com mais segurança.

Nestes cenários, comunicação transparente, acolhimento emocional e preservação dos valores da equipe são ferramentas poderosas. Criar espaços de escuta, reforçar os rituais que sustentam a cultura atual e reconhecer os esforços do time ajudam a manter o senso de pertencimento.

Para te apoiar, separei materiais úteis, organizados por tipo:

É bom entender os impactos para depois partimos para as soluções, minha dica pessoal é além de buscar corrigir os problemas estruturais, proteger o vínculo humano do time. Conversas individuais podem revelar sentimentos que o grupo não expõe, e pequenos gestos, como reconhecer publicamente contribuições ou manter tradições do time, ajudam a reconstruir confiança.

Outra estratégia é traduzir a nova cultura em termos que façam sentido para sua equipe, conectando o que vem de cima com o que já existe de bom na base. Isso transforma o processo em algo mais participativo e menos impositivo. E é claro, tentar se conectar com a liderança se a mesma não passar segurança, evidenciar isso de alguma forma também é importante.

Bons estudos!

Sucesso

Imagem da comunidade