Algumas coisas me preocupam com o Cronograma de Planejamento da Release. Ele vai acabar sendo o guia para acompanhamento do projeto pelos Stakeholders. Assim:
A primeira é que se ele não estiver em sintonia com as entregas das Sprints, então ele estará burlando o conceito de time-box, quando se diz que uma funcionalidade pode compreender um conjunto de Sprints. Aqui fica a pergunta: o que será valor para o Cliente? A funcionalidade pronta lá do Cronograma ou aquilo que foi priorizado pelo P.O. e selecionado pelos Desenvolvedores na Sprint? Será que desse modo não prejudica o feedback, a adaptabilidade? Vejam: o Cliente quer saber da funcionalidade e a funcionalidade será entregue em 4 Sprints, será que a cada Sprint estaremos entregando valor para o Cliente, no que diz respeito à tangibilidade de modo que ele possa dar um feedback? Por mais que o P.O. seja o dono do produto, ele não é o Cliente. Assume-se então que o aceite do P.O. já é suficiente? O Cliente terá interesse em participar de uma Reunião de Revisão de algo que será parte daquilo que ele considera valor ou só vai querer ver quando a funcionalidade lá do Cronograma estiver completa?
A segunda diz respeito às previsões completamente desconectadas da realidade. Não se fala da participação dos Desenvolvedores na elaboração desse Cronograma (acredito que devam obrigatoriamente participar sob pena de quebrarmos outra característica, o Empoderamento). O momento de apresentação do cronograma não levou em consideração uma média de capacidade de entrega do time, pois ainda não aconteceu nenhuma Sprint. É certo que esse cronograma é dinâmico, mas o que acontece se apresentarmos uma primeira versão e, após algumas Sprints e medições apresentarmos outra com as datas completamente alteradas? O que dizer para os Stakeholders? Que a apresentação inicial foi só pra cumprir agenda?
Em um cenário com equipes já azeitadas e que já tenham trabalhado em vários projetos dentro da empresa, pode-se até fazer uma previsão mais acertada no Cronograma, mas e num cenário onde ainda não se tem essas informações? A equipe é nova, a natureza do projeto é nova, como definir esses prazos da maneira mais próxima da realidade?