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CRM: principais características

Faço graduação de bacharel em Tecnologia da Informação e, meu grupo e eu, decidimos produzir um CRM como projeto para a disciplina de projeto integrador. Gostaria de obter recomendações sobre as principais características que um CRM deve ter para ser considerado minimamente funcional. E o que poderíamos implementar como diferencial para nossa ferramenta?

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Oi Thiago!

Que legal que você e seu grupo escolheram produzir um CRM como projeto integrador e que tem curso disso aqui na Alura!

Para ser considerado minimamente funcional, um CRM colocaria esses itens na lista de vocês:

  • Armazenamento de informações dos clientes: o CRM deve permitir que as informações dos clientes sejam armazenadas, como nome, telefone, e-mail, endereço, histórico de compras, entre outras.

  • Gestão de vendas: o CRM deve permitir que as vendas sejam gerenciadas, desde a prospecção até o fechamento do negócio. Isso inclui o registro de oportunidades, a criação de propostas comerciais, o acompanhamento do processo de vendas, entre outros.

  • Automação de marketing: o CRM deve permitir que as campanhas de marketing sejam criadas e gerenciadas, como o envio de e-mails marketing, o agendamento de posts em redes sociais, entre outros.

  • Relatórios e análises: o CRM deve permitir que relatórios e análises sejam gerados, como a análise de vendas por período, a análise de desempenho dos vendedores, entre outros.

Como diferencial para a sua ferramenta, vocês poderiam implementar funcionalidades que atendam a necessidades específicas do mercado em que vocês pretendem atuar. Por exemplo, se o mercado é de vendas B2B, vocês poderiam implementar uma funcionalidade que permita a gestão de contas corporativas. Ou se o mercado é voltado para escolas, vocês poderiam implementar uma funcionalidade que permita a integração entre a plataforma, a escola, os pais e alunos.

Abcs e bom fim de semana!