1
resposta

Criar exceção herdando diretamente da classe Exception: aplicação prática.

Boa tarde, professor/es (a)! Pelo que entendi, quando criamos uma exceção herdando diretamente a [classe Exception] precisamos colocar na assinatura do método o [... throws MinhaExceção] e que agora sempre que der um [throw] dessa exceção todos métodos que chamarem um método que tenha essa exceção terão que ter o ["... throws MinhaExceção"] também além de ser obrigatório o tratamento da mesma [TRY/CATCH] para compilação do código, correto?

Isso é usado na prática? Pois imagino que usando isso o ["... throws MinhaExceção"] terá que ser repetido milhares de vezes fora que obriga o uso do try catch para algo que talvez nem aconteça, não me parece muito intuito, mas posso estar errado.

Isso é usado na prática e nas boas práticas de programação/desenvolvimento?

Att

1 resposta

Oi, João, como vai?

Sim, é utilizado. As checked exceptions são utilizadas quando pela implementação do código sabemos que um erro pode acontecer e ser recuperado. Então, é uma boa prática deixarmos explicito em nosso código que um erro pode acontecer e obrigar que esse possível erro seja tratado, com o intuito de diminuir as chances da aplicação ser quebrada por um erro.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!