3
respostas

Criação de Persona

Olá, pessoas

Uma coisa que eu ainda não entendi em relação as personas é como eu vou descobrir quais as características dela. Eu simplesmente imagino um cliente ideal? Porque foi o que eu entendi com o mapa da empatia, mas existe um jeito de colher dados de algum lugar? (no caso a própria página no Facebook ou de repente no Instagram)

3 respostas

Olá William :)

Sim! Esses dados podem ser coletados tanto do Facebook quanto do Instagram. No Facebook, podemos pegar esses dados na página inicial do Meta Bussiness (gerenciador de anúncios). Vou deixar um print abaixo para te auxiliar. Essas dados são encontrados na categoria do menu "análises". Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade.

O Instagram também mostra dados sobre sua audiência, este artigo explica como isso pode ser feito: https://www.facebook.com/business/help/2401754246541855?id=203539221057259

Espero ter te ajudado, nosso time está aqui para te auxiliar. Bons estudos, abraços.

Ah, muito obrigado Yasmin! Eu já cheguei a encontrar esses dados nos insights (no instagram)

Mas e daí os assuntos mais subjetivos do tipo o que a persona pensa, ouve, vê e faz? Aí sou eu que tenho que "descobrir"?

Acho que sim, né Por isso chama mapa da empatia (?)

Algumas características descobrimos pelo nosso produto. Por exemplo, pelas curtidas no Facebook e interesses da pessoa podemos descobrir o que ela ouve, e pelos insights descobrimos a profissão, idade, sexo também. As dores falam bastante do seu produto e proposta de valor, então se você vende um curso, por exemplo, a dor da sua persona pode ser "ter que melhorar seu currículo", "trocar de área profissional", etc. Muitos insights nos ajudam, mas perceber como são seus clientes no cotidiano é fundamental para o mapa de empatia ser certeiro, e muito estudo sobre sua persona também.

Espero que tenha ficado mais claro Will :)

Qualquer coisa estamos aqui. Bons estudos, abraços.