Estudando um pouco mais o Affinity Designer, cheguei à conclusão de que a ferramenta "símbolos" talvez não tenha sido pensada especificamente para a criação de padronagens, apesar de muitas pessoas a utilizarem para tanto. A minha impressão é que talvez ela tenha sido desenvolvida para facilitar o trabalho de alterações no documento, retirando a necessidade de se alterar elemento por elemento.
Ora, digamos que tenhamos criado um determinado elemento gráfico, e que tenhamos tornado esse elemento um símbolo, o qual foi aplicado em diversos lugares no nosso documento. Se posteriormente decidirmos alterar esse elemento, basta então alterar apenas uma dessas cópias que as demais serão alteradas da mesma maneira. Agiliza em grande medida o trabalho (ainda mais se a pessoa trabalhar com constantes revisões).
Creio que a maneira correta de se criar padronagens no Affinity Designer é utilizando a "Ferramenta Preenchimento". Primeiro, é preciso desenvolver a padronagem desejada e exportá-la como imagem. Em seguida, basta aplicar a "Ferramenta Preenchimento" na forma sobre a qual desejamos ver a padronagem aplicada. No menu "Tipo", devemos escolher a opção "Bitmap". Por fim, selecionamos a imagem da padronagem anteriormente exportada e ela será então aplicada sobre o objeto. A grande vantagem desse método é que não temos aqui as malditas linhas que ficam entre os símbolos, quando utilizados para a criação de padrões.
Um abraço!