Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Criação de Padrões com o Affinity Designer

Estudando um pouco mais o Affinity Designer, cheguei à conclusão de que a ferramenta "símbolos" talvez não tenha sido pensada especificamente para a criação de padronagens, apesar de muitas pessoas a utilizarem para tanto. A minha impressão é que talvez ela tenha sido desenvolvida para facilitar o trabalho de alterações no documento, retirando a necessidade de se alterar elemento por elemento.

Ora, digamos que tenhamos criado um determinado elemento gráfico, e que tenhamos tornado esse elemento um símbolo, o qual foi aplicado em diversos lugares no nosso documento. Se posteriormente decidirmos alterar esse elemento, basta então alterar apenas uma dessas cópias que as demais serão alteradas da mesma maneira. Agiliza em grande medida o trabalho (ainda mais se a pessoa trabalhar com constantes revisões).

Creio que a maneira correta de se criar padronagens no Affinity Designer é utilizando a "Ferramenta Preenchimento". Primeiro, é preciso desenvolver a padronagem desejada e exportá-la como imagem. Em seguida, basta aplicar a "Ferramenta Preenchimento" na forma sobre a qual desejamos ver a padronagem aplicada. No menu "Tipo", devemos escolher a opção "Bitmap". Por fim, selecionamos a imagem da padronagem anteriormente exportada e ela será então aplicada sobre o objeto. A grande vantagem desse método é que não temos aqui as malditas linhas que ficam entre os símbolos, quando utilizados para a criação de padrões.

Um abraço!

4 respostas
solução!

Bom dia Guilherme, blz.

Cara de fato sua observação é muito válida, inclusive vou me programar e levar para equipe de ensino para atualizar o conteúdo através de um para saber mais.

Eu vejo da seguinte forma, existem métodos diferentes, o método do bitmap é muito eficiente, mas traz um nível de organização bem maior, por que por ser uma imagem Bitmap a possibilidade do material criado com pattern perder resolução na sua aplicação a depender da maneira na qual o artista aplicar é alta, por que podemos redimensionar o elemento bitmap. A outra é a dificuldade na alteração do padrão se necessário, ter que abrir o documento original, alterar, salvar, reaplicar e ver o resultado final.

Eu vejo como um método genial e muito válido para quem tem bem definido como que a aplicação do padrão e tem em mente como o padrão vai se comportar.

O método por simbolos tem exatamente a vantagem que você comentou, é tudo em tempo real e é o vetor, apesar da organização inicial ser um processo complicado e massante, após sua aplicação sua manutenção dentro do projeto é mais eficiente.

A minha escolha em trazer este método na aula foi por ser uma escolha indicada pela comunidade que usa o affinity no perído em que eu estava construindo o curso.

Eu acredito que depende do profissional e do workflow que o artista prefere seguir, admito completamente que o método de preencher é rápido e mais simples. Mas você concorda com o que eu apontei na diferença dos dois?

Man, eu agradeço muito esse feedback, acho esse tópico muito importante para outros alunos, devo conecta-lo ao curso 8D

Um abraço.

Boa tarde, Luiz!

Obrigado pelo retorno! Realmente, o método do bitmap tem os seus problemas, mas foi a melhor alternativa que encontrei para fugir ao problema de render. Quebrei muito a cabeça para fugir dele.

Uma outra opção seria criar a padronagem com símbolos, mas deixando o fundo vazado e fazendo com os objetos que fiquem na intersecção ultrapassem a borda do símbolo (mais ou menos como você fez com a padronagem da vaquinha). Posteriormente, quando da aplicação dos símbolos, coloca-se um fundo por baixo de todos os símbolos.

Talvez a Serif devesse adotar uma solução próxima à que o Ilustrator utiliza para a criação de padronagens. Seria mais fácil.

Enfim, parabéns pelo curso! Um abraço!

Que bom que gostou do curso.

Eu penso a mesma coisa, no periodo que estudei o affinity eu procurei muito uma ferramenta semelhante a do ilustrator, a comunidade até cobra isso deles, devem implementar nas próximas atualizações.

A padronagem é algo muito importante para eles manterem desta forma, mas adminto que o affnity me supreende acho bom ver uma ferramenta que "brigue" com a adobe.

Realmente os aplicativos da serif surpreendem muito, tanto que optei por aderir de vez a eles, em vez de aos aplicativos da Adobe. Acho o workflow um pouco mais facilitado, fora que a economia proporcionada pelo modelo de comercialização é maior. Ademais, notei que o computador sofre um pouco menos ao rodar o Affinity.

Infelizmente, há algumas ferramentas que estão faltando, principalmente no Affinity Designer. Mas nesses casos, o Inkscape consegue dar uma mãozinha. rs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software