Oláá, Aluraverso! Sou aluna recém-chegada e tirei o fim de semana para maratonar e me aprofundar no estudo do design. Entrei na Alura especificamente para desenvolver meu próprio projeto, e sigo com as mesmas dúvidas, mesmo depois de assistir a dois cursos. :(
São elas:
- Cores primárias e cores secundárias: como definir afinal? É pela frequência do uso (tipo, as primárias são usadas mais frequentemente e as secundárias são mais raras)? Ou as primárias ficam nos elementos maiores? Ou as primárias vão sempre no fundo e as secundárias vão no contraste? O que de fato seria uma cor primária, uma cor secundária e qual seria o raciocínio para definir se uma cor entra na paleta como primária ou secundária?
- Como, de fato, bater o martelo em uma paleta de cores? Entendi a importância de estudar a concorrência, estudar referências e o significado psicológico de cada cor, show, essa parte é uma delícia e super divertida! Aí vem o desafio: a hora de tomar as decisões. Quantas cores devem constar em uma paleta? 2, 3, 5? Quantas cores seriam cores "demais"? Quantas deveriam ser primárias x secundárias? Cada cor da paleta deve estar presente na sua tonalidade principal + uma versão mais clara + uma versão mais escura? E como saber em quais elementos do sistema visual usar cada tonalidade? Exemplo: na criação de um post para Instagram, qual definir a melhor cor da paleta para o fundo X para o texto X para elementos gráficos X para destaques no conteúdo?
Agradeço mega se puderem me dar uma luz! (E se tiver algum curso que cubra isso EM DETALHES, pufavô me avisem!)