1
resposta

Cores primárias X secundárias: como definir afinal?

Oláá, Aluraverso! Sou aluna recém-chegada e tirei o fim de semana para maratonar e me aprofundar no estudo do design. Entrei na Alura especificamente para desenvolver meu próprio projeto, e sigo com as mesmas dúvidas, mesmo depois de assistir a dois cursos. :(

São elas:

  • Cores primárias e cores secundárias: como definir afinal? É pela frequência do uso (tipo, as primárias são usadas mais frequentemente e as secundárias são mais raras)? Ou as primárias ficam nos elementos maiores? Ou as primárias vão sempre no fundo e as secundárias vão no contraste? O que de fato seria uma cor primária, uma cor secundária e qual seria o raciocínio para definir se uma cor entra na paleta como primária ou secundária?
  • Como, de fato, bater o martelo em uma paleta de cores? Entendi a importância de estudar a concorrência, estudar referências e o significado psicológico de cada cor, show, essa parte é uma delícia e super divertida! Aí vem o desafio: a hora de tomar as decisões. Quantas cores devem constar em uma paleta? 2, 3, 5? Quantas cores seriam cores "demais"? Quantas deveriam ser primárias x secundárias? Cada cor da paleta deve estar presente na sua tonalidade principal + uma versão mais clara + uma versão mais escura? E como saber em quais elementos do sistema visual usar cada tonalidade? Exemplo: na criação de um post para Instagram, qual definir a melhor cor da paleta para o fundo X para o texto X para elementos gráficos X para destaques no conteúdo?

Agradeço mega se puderem me dar uma luz! (E se tiver algum curso que cubra isso EM DETALHES, pufavô me avisem!)

1 resposta

Olá, Naluzz

Tudo bem?

Uma definição mais precisa e técnica do que são cores primárias e secundárias parte dos modelos de cores. Modelos de cores nada mais são do que modelos matemáticos que usamos para especificar cores. Os mais comuns são o RGB (vermelho, verde e azul) e CMYK (ciano, magenta, amarelo preto). Nesses modelos, portanto, as cores primárias são estas. A sobreposição destas cores gera as cores secundárias.

Abaixo está uma representação do modelo de cores RGB. Como disse, vermelho, verde e azul são as cores primárias. A mistura delas gera amarelo, ciano e magenta, que, nesse modelo, são secundárias. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Já no modelo CMYK abaixo temos o inverso: ciano, magenta e amarelo são as primárias. A sobreboposição delas gera vermelho, verde e azul.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A proporção de cada uma delas num projeto e onde elas vão entram não tem relação com o fato de serem primárias ou secundárias, a menos que você trate de uma conceituação bem específica da sua arte.

Aproveitando, caso tenha interesse em outro curso de cores aqui da Alura mais atualizado, temos este de Cores no design: teoria e prática. Nele, falo mais a fundo sobre os modelos de cores, além de outros aspectos técnicos das cores e como escolhê-las e utilizá-las.

Sobre a paleta de cores, as cores em si que serão usadas deven ser escolhidas por você durante a fase anteprojetual e mesmo durante a criação da peça, entendendo quais funcionam bem entre si e/ou que se relacionam melhor com o conceito do projeto. O único ponto mais objetivo é a recomendação geral de não ultrapassar cinco cores, caso contrário fica difícil combiná-las de uma maneira interessante.

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software