1
resposta

Cores | Contraste e Discrimicação no Manual

Olá Felipe, tudo bem?

Para testar contraste de cores eu uso essa ferramenta aqui .

Mas fiquei curiosa com uma dica que você deu, sobre as poucas cores que não dão bom contraste com o fundo branco: "cores com menor concentração de matiz".

Fiquei pensando se há alguma regra de contraste usando como parâmetros a concentração de vermelho, verde e azul ou de ciano, magenta, amarelo e preto.

Você teria mais alguma dica técnica em relação a contrastes?


Ainda sobre cores, o arredondamento dos percentuais CMYK para discriminação no manual é só questão de refino do acabamento ou é algo que interfere na impressão?

1 resposta

Oi, Camila

Tudo bem?

Legal essa ferramenta! Não conhecia. Vou experimentá-la.

Sobre a concentração de matiz, não diria que existe uma regra, exatamente, e sim a manipulação da saturação da cor seguindo o modelo HSV (ou HSB) como referência. Nele, temos os valores de Hue (Matiz), Saturation (Saturação) e Value/Brightness (Brilho). Como você já sabe, matiz indica a cor em si - vermelho, verde, azul etc - enquanto que o brilho determina o quão clara ela é (brilho zero, por exemplo, resulta em preto). O interessante nesse sistema é que se você diminuir o valor da saturação a cor vai ganhar em quantidade de branco, até o ponto de ser branco puro. Dê uma olhada nessa imagem aqui e note como menos saturação vai prejudicando o contraste. Este pode ser mais um artifício para você se certificar de que a cor tem uma boa diferenciação em relação ao branco.

Outra observação importante, agora não mais sobre contraste em relação ao branco, mas sim na interação das cores entre si, é evitar sobrepor cores complementares. A menos que faça parte do conceito do seu projeto, essa combinação tende a ser desconfortável para os olhos, principalmente quando o brilho dos tons é elevado. Repare como neste exemplo a leitura do texto é bem ruim e o contraste, de certa forma, é comprometido.

O arredondamento dos valores de CMYK é pensado para facilitar o processo de impressão, a fim da gráfica poder trabalhar com números mais "inteiros". E sim, mudar esses valores vai mudar a cor impressa. Por isso, tenha cuidado e observe se esse pequeno ajuste tem um impacto significativo nas cores originais. Se alterá-las de mais ele pode ser deixado de lado.

Espero ter te ajudado.

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software