Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Cor da Borda no Canvas

Uma dúvida, a propriedade para cor da borda aparece ali como strokeFill, mas não funcionou para mim. Existe a strokeFill ou devemos usar a propriedade abaixo?

pincel.strokeStyle = "black";
11 respostas

Oi Henrique, tudo bem? Onde viu essa propriedade strokeFill? Até onde sei existem a strokeStyle e fillStyle, strokeStyle eu não encontrei não.

Vi no vídeo do Flávio, estava lá "fillStroke", mas ao tentar essa propriedade ela não funcionou. Dai vi no auto complete da IDE que existia o strokeStyle, e esse funcionou, para alterar a cor da borda.

Oi Andre, separados sim, eu vi, mas essa marcação separada é no HTML, CSS, mas no JS, ela é diferente. E você me mandou o link da documentação do SVG e não do CANVAS.

A do Canvas é essa daqui: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Canvas_API/Tutorial/Applying_styles_and_colors

E aqui você pode vê-las separadas, mas juntas não: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/API/Canvas_API/Tutorial/Drawing_shapes

Henrique, me manda o link de qual vídeo foi por favor?

Oi Henrique, acho que você inverteu, no vídeo está fillStroke e não strokeFill como você descreve na dúvida.

Sim eu escrevi invertido da primeira vez, mas não achei nenhuma referência a "fillStroke", só ao "strokeStyle": http://tutorials.jenkov.com/html5-canvas/stroke-fill.html

Tentei o "fillStroke" e não funcionou, a cor da borda é por default black, então no vídeo não deu para perceber, mas ao tentar trocar de cores essa propriedade não funciona, somente o "strokeStyle".

Acredito que ela não exista, o não possua mais suporte no Chrome?

É Henrique, realmente, também não achei referência, acredito que possa ter sido um erro de digitação. Porém, você já resolveu o problema não é mesmo?

Pois é a falta de referência dessa propriedade me deixou na dúvida. Olha caso exista somente a "strokeStyle", acho que podemos encerrar esse tópico como resolvido :)

solução!

Então Gente. strokeStyle define a cor da borda ou contorno. Ela deve ser combinada com lineWidth (no caso de uma linha ou lineTo) Porém, para produzir a borda, é preciso que exista stroke(). Exemplo de código:

<canvas id="tela" width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector("#tela");
    var pincel = tela.getContext("2d");

pincel.fillStyle="#ff0000";
    pincel.strokeStyle="#000000";

pincel.beginPath();
    pincel.moveTo(300, 100);
    pincel.lineTo(320, 80);
    pincel.lineTo(360, 80);
    pincel.lineTo(380, 100);
    pincel.lineTo(380, 130);
    pincel.lineTo(300, 200);
    pincel.lineTo(220, 130);
    pincel.lineTo(220, 100);
    pincel.lineTo(240, 80);
    pincel.lineTo(280, 80);
    pincel.lineTo(300, 100);

pincel.lineWidth = 5;
    pincel.stroke();
    pincel.fill();
</script>

Oi Henrique, marca o tópico como solucionado no post que solucionou sua dúvida por favor? Tenta não deixar os tópicos em aberto.