Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Copywriting vs UX writing

Fiquei em dúvida sobre a diferença... Isso foi o que entendi num primeiro momento:

Copywriting: texto enxuto, com foco na ação do usuário (com linguagem adequada e humana).

UX writing: linguagem humana atenciosa (que ao mesmo tempo transmita os valores da marca/produto) e que cause certa 'ligação' com o usuário.

Seria isso? Esqueci algo?

1 resposta
solução!

Fala Giorgio, beleza?

O Copywriting costuma expressar um argumento de venda, ou um apelo sobre um produto ou sobre o objeto de que se fala, tipo uma manchete ou algo assim. O foco dele é justo o produto ou objeto. É um texto de persuasão, você está promovendo uma idéia.

Já o UX Writing ele é mais instrucional, ele se volta à usabilidade e a direcionamento das interações do usuário dentro da interface e do ambiente específico. O texto visa, então, indicar ações e caminhos, ao invés de vender uma idéia. É instrução, em vez de promoção.

Uma boa analogia seria no ambiente do trânsito numa grande cidade. Você tem textos das placas dizendo as direções, os bairros, etc. Eles cumprem uma função de UX Writing.

Já os outdoors vendendo produtos e diversas campanhas publicitárias costumam utilizar o Copywright na escrita, com argumentos de venda diretos.

Claro que essa analogia é limitada: não esqueça de que as duas coisas devem conversar no ambiente em questão =)

Um abraço!