Eu sei que na dúvida se deve escolher o ArrayLIst. Porque?
Em que contexto, situações reais, o ArrayList e LinkedList se aplicam ? Um tem vantagem sobre o outro.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu sei que na dúvida se deve escolher o ArrayLIst. Porque?
Em que contexto, situações reais, o ArrayList e LinkedList se aplicam ? Um tem vantagem sobre o outro.
Bom dia Isabela! O LinkedList implementa uma lista duplamente encadeada enquanto a ArrayList é uma lista de redimensionamento dinamico. O ArrayList é tecnicamente mais rápido, pois em caso de uma exclusão ele não precisa percorrer todo o vetor em busca do elemento, que é o que acontece no caso da LinkedList, mas em casos onde há poucos valores nos vetores, essa diferença é quase imperceptível.
Tem algumas vantagens e desvantagens no uso de cada uma.
"Quando há uma adição ou exclusão freqüente dos elementos na lista, o LinkedList deve ser usado, pois ele apresenta melhor desempenho durante a manipulação. Se a pesquisa frequente for aplicada à lista, o ArrayList é a melhor opção, pois apresenta melhor desempenho ao acessar elementos da lista."
Caso queira ir mais fundo, esse site é bacana pra ler. https://pt.fondoperlaterra.org/comdifference-between-arraylist-and-linkedlist-in-java-20