Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Conta bancária emocional

Vou mencionar a conta bancária emocional com minha mãe. Por ela ter depressão (em tratamento), muitas vezes é extremamente carente e exigente de atenção, por mais tempo e atenção que eu dedique a ela. Assim, algumas vezes ela faz queixas injustas, ríspidas e exageradas, que me magoam e eu acabo respondendo também com o sentimento exacerbado, e em tom bem irritado. Mas, como minha conta bancária emocional com ela tem saldo positivo (de gestos e palavras de carinho e atenção, de bons momentos com ela e de cooperação), ela reconhece que exagerou. E eu, por minha parte, tenho exercitado não levar em conta as palavras dela injustas, o que tem melhorado minha reação e meu sentimento posterior a esses momentos. Um longo exercício, mas que tem dado resultados para mim e para ela (já que atualmente os ditos e julgamentos injustos pouco têm me atingido).

Isso levo para outros relacionamentos: não deixar que as injustiças, julgamentos equivocados, palavras duras, causem sofrimento (no máximo uma chateação e análise da situação para um ajuste meu e possível conversa com a pessoa).

2 respostas
solução!

Oi Fanny,

Que incrível ler o seu relato e a forma com que você lida com tudo isso.

Passo por uma situação semelhante e ter esse olhar de não ser reativa tem feito toda a diferença.

Você está de parabéns, tem feito um belo "trabalho". =)

Muito obrigada, Priscila. Não foi fácil o caminho desde a conscientização até conseguir não ser reativa (ou ser pouco reativa e em menos de 10% das situações com minha mãe, o que já é lucro,rsrs). A ajuda, há alguns anos, de uma psicóloga, me ensinou que "eu não posso mudar as pessoas, a forma de ser e agir delas, e como elas agem comigo; mas posso mudar a minha reação à ação das pessoas". O que equivale também a "não deixar que as opiniões e ações das outras pessoas sobre mim me atinjam, ou me façam sofrer" - não significa que não possa ficar triste ou chateada, mas sim que isso não vai me causar um sofrimento prolongado, e não vai afetar meu humor geral. Eu, minha mãe, e todos a minha volta só temos a lucrar com isso! =)