1
resposta

Conta bancária emocional

O correto é sempre ganha/ganha, claro, caso contrário nenhuma relação é duradoura. Com meu pai tento retribuir o que ele já fez por mim, acredito que qualquer esforço seja insuficiente pelo que ele merece. Espero que hoje seja ganha/ganha. Namorada estava no ganha/ganha, até que passou para perde/ganha (acredito que eu estava entregando mais do que recebendo, quando é temporário ok, mas tem limite) e a relação acabou, pois fica insustentável. No trabalho, busco o ganha/ganha. Este ano acredito que cedi mais para ajudar de alguma forma, aliviando o peso da pandemia, e ganhei com isso, claro. Eu, pessoalmente, penso que devemos estar disposto a sempre ir ao limite máximo do que podemos oferecer, pois só assim seremos compreendidos e retribuídos. Não me importo com certo sacrifício para que este equilíbrio seja estabelecido, em qualquer caso, mas a outra pessoa também tem que valorizar isso.

1 resposta

Concordo contigo, Guilherme! O ganha/ganha sempre é o melhor. Contudo, como você mesmo apontou isso às vezes não é possível. O importante, acho, é sempre a gente se questionar por quê não foi como a gente esperava ao invés de questionar tantos os por quês do outro.

Desde que entendi que algumas coisas eu não vou entender das outras pessoas, passei a olhar pra mim e me perguntar por quê eu coloquei o ganha/ganha com tais parâmetros, por quê e como eu me sinto quando isso não correspondido. O meu ganha/ganha pode ser diferente do que é pro outro. Então, na minha visão, a gente sempre acaba ganhando mais quando olhamos pra nós mesmos para nos questionar todas essas coisas.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software