1
resposta

Construção de persona

Não entendi muito bem a construção da persona. Como posso fazer essa construção de forma mais assertiva?

Alguns dados podemos coletar através de redes sociais, como alguns dados demográficos e comportamento e presença em redes sociais.

Já a construção de objetivos e desafios pessoais, que de acordo com o exemplo do Homefun serão importantes para validar a proposta de valor, saíram da onde?

A survey não aborda esses temas, etnografia digital foi citada, mas não há qualquer menção a ferramentas ou como aplicar isso, infiltrar-se em grupos nem sempre é uma opção e acompanhar a interação do público com revistas/veículos que produzem publicações para o nosso público alvo também não respondem a essas perguntas.

1 resposta

Oi Luiz, vou tentar responder sua pergunta. Ok?

Quando queremos fazer uma persona, queremos criar um certo personagem (publico alvo ) para a nossa campanha. A persona é o potencial cliente que queremos atingir.

Quanto mais contato com pessoas você tiver, melhor vai ser a sua construção de persona. Sabe aquelas enquetes no Instagram, no Youtube ou no LinkedIn ? Muita dessas enquetes são utilizadas para desenvolver personas. Muitas vezes em um Stories são coletados dados como, idade, medos, paixões, sonhos e com isso se cria uma persona. No caso você falou lá em cima de onde sairiam os objetivos da persona, você pode usar as redes sociais para descobrir os objetivos das pessoas e montar uma persona como base nos objetivos delas. Um outro meio seria você criar a sua própria persona, com dados que você crer ser a realidade.

Eduardo , 22 anos, não tem filhos, quer aprender a falar inglês e sonha em fazer um intercâmbio.

Ok, se eu estivesse vendendo um curso de inglês o Eduardo seria o meu potencial cliente.

Ok, mas porque criar ou entender a dor de uma persona. Melhor ainda, por que criar uma persona ?

Quando fazemos isso temos noção das dores, o que ela quer e como se comunicar com ela. A maneira que eu me comunico com meu amigo é diferente da qual meu chefe se comunica com o chefe dele. Eu crio empatia com isso.

Uma outra coisa é que uma vez a persona montada, os dados dela servem para serem utilizados no GOOGLE ADS, no FACEBOOK ADS, no TABOOLA...entre outros. Com isso eu posso validar a minha persona e minha estratégia.

Quanto ferramentas...eu recomendo BraindStrom com o time, mapa menta só para construir, mas eu não conheço nenhuma.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software