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resposta

Consegui fazer, mas de uma maneira diferente. Foi muito simplista ou está bom?

<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    var chegou = false;
    function desenhaCirculo(x, y, raio) {
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
        if(x==600){
            chegou = true;
        }
        if(x==0){
            chegou = false;
        }
    }
    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }
    var x = 20;
    function atualizaTela() {
        if(chegou){
            limpaTela();
            desenhaCirculo(x, 20, 10);
            x--;            
        }
        if(chegou==false){
            limpaTela();
            desenhaCirculo(x, 20, 10);
            x++;
        }            
    }
    setInterval(atualizaTela, 10);
</script>
1 resposta

Boa tarde!

Achei o código limpo e claro, o que é muito bom.

Só faria a alteração no seguinte ponto, pois está repetitivo:

function atualizaTela() {
        if(chegou)
            x--;            
        else
            x++;
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);          
    }

Bons estudos!