Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Conhecendo a criação de um ambiente seguro por meio do seu oposto

Tive uma experiência de treinamento online na empresa muito marcante (Talvez a palavra correta seja traumatizante).

O instrutor sabia sobre o assunto de forma nítida, mas apresentava um certo desconforto ao ensinar.

No início do treinamento ele informou a metodologia. O curso seria ministrado de uma vez sem interrupções e que as dúvidas deveriam ser anotadas e sanadas no final de cada bloco. Desta forma, todos os microfones dos alunos foram desligados e iniciou-se o monólogo.

Tentando resumir( Para não sofrer com o passado). O ponto culminante que encerrou todas as minhas expectativas com o curso foi quando eu tive uma dúvida em determinado momento e anotei para perguntar posteriormente (Sim, eu tentei aprender!). E quando chegou a minha oportunidade eu pedi para que ele explicasse mais de-va-gar um certo procedimento e ele respondeu:

*"Temos essa dúvida do Elias, vou responder rapidamente para prosseguirmos..... :(" * E o que é ruim pode ficar pior! Porque foi disponibilizado um PDF contendo "todo" o conteúdo do curso, com volumosa quantidade de páginas mas que não tinha sequer um índice (Nem o CRTL+F ajudou). Isso impediu que eu pudesse usar a minha costumeira estratégia de tentar aprender só.

Como era esperado, esse modelo não foi favorável ao processo de ensino aprendizagem. Isto verificado ao encontrar outros empregados, já que ninguém conseguiu entender como utilizar corretamente o novo sistema.

Esse curso me trouxe uma experiência cinematográfica. Parecia que eu estava a bordo do Titanic e pude sentir o navio afundar lentamente matando minhas boas intenções de aprender.

1 resposta
solução!

Oi, Elias. Tudo bem?

Sinto muito pela sua experiência frustrante no treinamento online. Realmente, um ambiente de aprendizado que não é acolhedor pode ser bastante desmotivador e ineficaz.

Para criar um ambiente seguro e confortável em aulas remotas, é fundamental seguir algumas práticas que promovem a interação e o respeito mútuo. Abaixo, destaco algumas dicas baseadas no que foi mencionado na aula:

  1. Respeitar todas as partes: É essencial reconhecer os sentimentos e a forma de expressão de cada participante. Por exemplo, permitir que as pessoas façam perguntas durante a aula pode ajudar a manter o engajamento e a clareza.

  2. Incentivar interações online com mediação: Promover discussões produtivas onde as ideias possam ser contrapostas de maneira respeitosa ajuda a construir um ambiente colaborativo. Por exemplo, utilizar ferramentas como chats ao vivo ou fóruns de discussão pode ser uma boa prática.

  3. Desenvolver projetos colaborativos: Projetos em grupo incentivam a prática do aprendizado e a interação entre estudantes, criando um senso de comunidade e apoio mútuo.

No seu caso específico, algumas práticas poderiam ter melhorado significativamente a experiência:

  • Metodologia Flexível: Em vez de um monólogo contínuo, o instrutor poderia ter dividido o conteúdo em blocos menores com pausas para perguntas e discussões.
  • Material Didático Acessível: Um PDF bem organizado com um índice e seções claras teria facilitado a busca por informações e o entendimento do conteúdo.
  • Feedback e Acolhimento: Responder perguntas com atenção e paciência, mostrando disposição para esclarecer dúvidas, é crucial para um bom aprendizado.

Espero que essas dicas possam te ajudar a identificar o que é necessário para criar um ambiente de aprendizado mais seguro e acolhedor, seja como estudante ou instrutor.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.