9
respostas

Configurações das variaveis de ambiente

Ola, estou tendo problemas para fazer o javac funcionar eu fiz o processo de criar a variavel de ambiente JAVA_HOME com o endereço do jdk e coloquei o %JAVA_HOME%/bin no final da variavel path

não funcionou, então fui seguindo tutoriais na internet

alem de não funcionar, eu acabei sobrescrevendo a variavel path, criando uma nova. perdendo as informações que continham nela

isso é um problema?

como eu posso resolver para que o javac funcione

desde ja agradeço

9 respostas

Oi Luciano, você está rodando no windows? Qual é exatamente o valor da variável JAVA_HOME que vc definiu? De vez em quando uma / a mais que você colocou pode estar quebrando as pernas.

no windows 10, estou colocando o endereço do jdk instalado no arquivosdeprograma pra nao ter erro eu to copiando o endereço e colando

Entendi. Mostra para mim exatamente o valor que vc copiu e também o conteúdo completo da variável PATH que já existe :). Acho que tem alguma coisa errada aí.

Acho que a barra em %JAVA_HOME%/bin está ao contrário. Não seria %JAVA_HOME%\bin?

Luciano, acredito que vc tenha que colocar %JAVA_HOME%;%JAVA_HOME%\bin

Crie a variável JAVA_HOME como o exercício pede, e depois crie a variável de ambiente CLASSPATH (ao invés de PATH) e coloque %JAVA_HOME%\lib como valor dela. E na variável PATH, que já existe, adicione %JAVA_HOME\bin

Comigo isso funcionou direitinho, antes estava tendo o mesmo problema que você, mas como não cliquei em OK não mudei o valor da variável PATH antiga.

A forma Correta para o valor PATH e : %JAVA_HOME%;%JAVA_HOME%\bin

Na variável JAVA_HOME em "Variáveis do Sistema", C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_111

Na variável PATH em "Variáveis do Usuário" Se já existir algum valor acrescenta no final ;%JAVA_HOME%\b

Senão tiver nenhum valor deve ficar assim, C:\%JAVA_HOME%\bin

Quando voce digita "java -version" no cmd, ele procura o java na variavel de ambiente PATH.

Isso acontece com todos os outros programas instalados no seu computador, GIT, NODEJS, etc.

Dá uma olhada nesse artigo do devmedia que encontrará certinho:

http://www.devmedia.com.br/preparacao-do-ambiente-para-desenvolvimento-em-java/25188