1
resposta

Conexão no Oracle developer

Boa noite, estava com um problema para conectar com a instância no oracle developer, porém eu descobri que era só trocar o nome de localhost para o IP que tem no meu arquivo tns. Porém, toda vez que eu desligo o computador, a conexão cai e não funciona mais. Eu tenho que desinstalar o oracle xe e instalar novamente para funcionar. Sabem me ajudar a resolver esse problema?

1 resposta

Oii, Vinicius! Tudo joia?

Fico feliz que tenha encontrado uma solução para o problema de conexão no primeiro momento. Ao trabalhar com softwares é super comum termos vários pequenos conflitos. Por exemplo, quando você desinstala o Oracle, ficam alguns resquícios e ao reinstalar, os conflitos podem persistir.

Dito isso, sugiro que remova-os antes de tentar reinstalar e depois faça uma alteração na configuração para não ficar dependente da troca pelo IP. Vamos juntos resolver isso!

Acompanhe no exemplo abaixo os passos para remover os resquícios:

• Desinstale o Oracle Database;

• Abra o Editor de Registro do Windows;

• Exclua a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle do editor de registros

OBS.: Ao clicar com o botão direito em cima da pasta, aparecerá a opção de excluir.

• Se você estiver usando um Windows 64-bits, exclua também a chave de registro HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Oracle;

Excluindo a pasta Oracle

• Exclua todas as referências para serviços Oracle dentro desta parte do registro: HKEY_LOCAL_MACHINE/SYSTEM/CurrentControlSet/Services;

excluindo todas as pastas de serviços que tem referencia ao Oracle

• Reinicie o seu computador;

• Exclua a pasta "C:\Oracle", ou a pasta configurada como ORACLE_BASE;

• Exclua a pasta "C:\Program Files\Oracle";

• Exclua a pasta do Oracle do menu iniciar;

• Esvazie a pasta "C:\Temp";

• Esvazie a Lixeira.

Agora, é preciso alterar a configuração para deixá-la salva:

• Abra o Oracle Database
  • Conecte-se ao Bando de dados indo em File e, depois, Conect;
  • Preencha os detalhes da conexão com usuário, senha e o nome de banco de dados;
  • No campo Hostname, adicione o endereço de IP;
  • Marque a opção Save Password para salvar a senha;
  • Clique em Conect;

Quando abrir novamente o Oracle Database, você verá a conexão salva na janela de conexões. Dê duplo clique na conexão salva para conectar automaticamente ao banco, isso dispensa a forma que estava fazendo de digitar toda vez.

Espero que as recomendações acima te ajude. Qualquer dúvida, conte comigo.

Bons estudos, Vinicius!