Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Conectar via ODBC

Bom dia, Tudo bem ? Gostaria de saber como conectar o Power BI a bancos de dados não previstos nativamente no Power BI usando Conexões ODBC. Poderia me ajudar ?

8 respostas

Oii Josué, tudo bom?

Primeiro, você precisa do ODBC do banco de dados instalado em sua máquina. Após isso, no Power BI tem a opção de conectar via ODBC, e aí precisamos colocar a string de conexão do banco para fazer a conexão. Qual o banco de dados que pretende fazer a conexão, para que eu possa ver a string de conexão?

Fico no aguardo :)

Já tenho o banco de dados baixado aqui, mas o banco é o Firebird, e o formato do arquivo que utilizarei para fazer o relatório é FDB.

Oii Josué, vamos lá com o passo a passo.

1º - Precisamos instalar na máquina o Driver ODBC do Banco de dados Firebird: Acesse esse link para o download - ODBC Firebird. Você irá fazer o download de acordo com a descrição do seu Windows, se é 32bits ou 64bits.

2º- Depois de instalado, abra o campo de pesquisa do Windows e busque por ODBC, e ele irá trazer dois, um de 32bits e um de 64bits. Acredito que sua máquina seja 64bits, então vamos usar esse.

Imgur

3º - Em DSN de Sistema clique em Adicionar.

Imgur

4º - Vai nos mostrar todos os drivers instalados, inclusive o do Firebird

Imgur

5º - Agora, vamos colocar os dados de conexão:

Imgur

  • Data Source Name (DSN): é o nome que você vai dar para sua conexão
  • Database: é onde está localizado o seu banco de dados, é necessário digitar aquele caminho: servidor/porta:\caminho_do_fdb
  • Database Account: nome do usuário do banco
  • Password: senha do usuário do banco
  • Teste a conexão, se estiver tudo certo, clique em OK.

Feito tudo isso, a DSN está criada. Agora vamos para o Power BI.

6º - No Power BI, em Obter Dados, vamos escolher a conexão ODBC.

Imgur

7º - Então, você vai escolher a DSN que foi criada.

Imgur

Depois disso, ira mostrar todas as tabelas naquele banco de dados, e você vai selecionar a tabela que quer utilizar para fazer as análises.

Fonte: [Power BI] - Conectando a Fontes de dados com ODBC

Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou por aqui, tá bom? :)

Uma duvida No tópico: Database: é onde está localizado o seu banco de dados, é necessário digitar aquele caminho: servidor/porta:\caminho_do_fdb Como posso descobrir esse caminho na minha maquina ? pq no vídeo ele tem um arquivo que mostra e eu não tenho esse arquivo. será sempre "servidor" ? E Na parte do Client ele usa um arquivo .dll como posso obtê-lo ?

Oi Josué,

Não será sempre servidor, ali você terá que colocar o nome, esse caminho é onde está localizado o seu .fdb

Acredito que no seu caso não precise do arquivo .dll, no do vídeo era um caso específico.

Me avise qualquer coisa :)

Boa tarde

Esta ocorrendo um erro quando tento cadastrar a DSN, o errou é o seguinte

"Connection failed! Unable to connect to data source : library'gds32.dll'failed to" O que poderia ser esse erro ?

No aguardo

solução!

Oi Josué,

Fui pesquisar sobre o que está acontecendo, e tem uma solução.

Você precisa descobrir onde se encontra o arquivo fbclient.dll na sua máquina. Então copia o arquivo fbclient.dll para a pasta c:\windows\system32 com o nome gds32.dll e tentar novamente.

Me avise qualquer coisa :)

Bom dia

Funcionou aqui, Muito Obrigado !!!