4
respostas

Conectar Aplicação Java/Cliente a um Server/Node.js-Socket.IO

Olá! Gostaria de saber como desenvolver um chat entre uma aplicação Java/desktop(J2SE) cliente a um servidor node.js/Socket.IO. Isso seria útil para uma aplicação que estou desenvolvendo e que tem a seguinte função: Uma aplicação que faz impressão a partir de comandos disparado por uma aplicação web. Enfim, esse programa java fica instalado no computador esperando o comando de impressão vindo de uma aplicação web. Por isso preciso entender como criar essa conexão entre esses dois tipos de aplicações. É possível? Existe exemplos?

4 respostas

Opa, não conheço exemplos para citar, mas é completamente possível. O socket.io é uma biblioteca que trabalha em cima de http, websockets e até de outros protocolos.

Você precisa criar do lado java uma aplicação que recebe requisições do tipo http... Poderia ser uma aplicação web por exemplo.

Opá! Obrigado pela orientação. Sua reposta já me deu confiança para continuar buscando uma saída para essa aplicação que estou desenvolvendo. Mas continuo com uma dúvida, como faço para eu manter uma conexão com o servidor socket.io? Como eu faço para fazer com que minha aplicação java fique escutando o servidor? Basta eu criar uma aplicação socket normal no java e colocar como parâmetro de conexão host e a porta definidas no server.js?

opa não, infelizmente não vai ser tão simples. Você vai precisar de uma aplicação que escute num protocolo suportado pela outra ponta.. minha sugestão é uma aplicação web tradicional.

rsrsr. Imaginei que não seria tão fácil assim. Gostaria de uma sugestão para desenvolver essa aplicação que estou querendo fazer. Preciso controlar o envio de impressões direto por uma aplicação web. Minha ideia é construir uma aplicação java que ficara instalada no computador do usuário esperando o comando para executar a impressão. Mas minha dificuldade e encontrar uma forma de conectar essa aplicação desktop com a aplicação web via Socket. Lembrando que a aplicação desenvolvida para instalar no computador do usuário é feita em Java SE. Se tiver alguma sugestão de qual caminho seguir, ficarei muito grato.