1
resposta

Condição where

Olá professor, boa tarde.

Pode me ajudar com essa condição where? O que quero saber é o seguinte, pois nesse exemplo a condição era "se ele identificar que é vazio, ele irá agrupar esses valores como Sem características".

Minha dúvida é saber como posso fazer essa condição só que em um modo de comparação? Pois no meu trabalho eu tenho uma base de usuários do sistema SAP, eu preciso saber se o usuário x de uma coluna aparece também na outra coluna do Dataframe, pois se eu identificar que o usuário aparece nas 2 colunas eu tenho um problema, dessa forma eu preciso fazer a comparação com cada elemento que aparece em ambas as colunas.

Eu teria que passar a condição dentro do where mais ou menos assim? coluna x == coluna y?

Obrigada!

1 resposta

Oi Kilchi,

Eu credito que entendi o seu problema e vou te passar uma sugestão de solução. Neste caso não seria necessário utilizar o método where e eu acredito que seria uma boa ideia que você crie no seu DataFrame uma nova coluna que identificaria se o problema existe ou não.

Considere o seguinte DataFrame:

import pandas as pd

df=pd.DataFrame({'Coluna X': ['Bob', 'Zeca', 'Carol', 'Ana', 'Linda'], 'Coluna Y': ['Ana', 'João', 'Carol', 'Ruth', 'Linda']})
df
Coluna XColuna Y
0BobAna
1ZecaJoão
2CarolCarol
3AnaRuth
4LindaLinda

Agora vamos utilizar o método apply para testar a condição que você citou. Este método aplica uma função anônima em cada linha de seu DataFrame.

O código abaixo cria a coluna "Problema" e atribui a ela o Valor True caso o valor da Coluna X seja igual ao valor da Coluna Y e False caso isso não ocorra.

df['Problema']=df.apply(lambda x: True if x['Coluna X']==x['Coluna Y'] else False, axis=1)
df
Coluna XColuna YProblema
0BobAnaFalse
1ZecaJoãoFalse
2CarolCarolTrue
3AnaRuthFalse
4LindaLindaTrue

Note que agora você tem uma nova coluna que identifica quando uma mesma pessoa aparece nas duas colunas.

Espero ter ajudado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software