5
respostas

Conceito de usuário

Boa tarde, Acredito que o conceito de usuário no qual é incluído um cachorro não está correto, uma vez o animal não executa a ação, ou interage diretamente com o app, o verdadeiro usuário seria uma pessoa que tem como característica uma grande afeição por animais. Talvez um exemplo mais próximo de um cachorro como usuário seja algo como um reservatório de ração que identifica o latido do animal e libera comida, pois isso cria interação direta. Não? Obrigado, Vitor

5 respostas

Oi Vitor,

Sim, o app foi feito para o usuario, como tambem a experiencia foi pensada no pet. A ideia do video dessa aula é expandir a mente e pensar fora da caixa.

Perfeito exemplo! Em ergonomia sempre temos que pensar em quem usará X coisa e seu contexto.

Outro exemplo, uma mesa de autopsia é pensada em uma determinada altura para quem irá preparar o corpo possa trabalhar da melhor maneira possivel, Mas os vincos que a mesa possui para a sangria (nao sei bem o termo correto) é pensada no corpo.

Exemplo um tanto quanto mórbido mas é isso.

Outro exemplo de app como um pet como usuario é aquele tipo de aplicativo para iPad que simula um aquario para divertir gatos. Um tanto arriscado para o iPad mas realmente existe.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!

Eu entendo o que quer dizer o pet ser o usuário no sentido de que quando pensaram no aplicativo, mesmo sendo um humano que iria executá-lo, pensaram por exemplo

"O que o cachorro gostaria de ouvir?",

"Quais barulhos chamam a atenção dos animais?"

"Quantos barulhos diferentes são necessários para que se possa atrair a atenção do maior número possível de pets?" Nesse caso o desenvolvedor pensou no usuário (animalzinho) para desenvolver o app e ao mesmo tempo no humano, que gostaria de ter o problema (tirar fotos do bichinho) resolvidos.

Entendo que o usuário não é só quem usa, mas sim para que o app é pensado. Por exemplo se você desenvolver um app para controlar os momentos de trocar óleo, a água, pneus, pastilhas de freio e etc... do seu carro. Você tem que levar em consideração não só as suas necessidades como cliente, mas também as características mecânicas do carro, desse modo você desenvolve o app pensando no carro não no humano, mesmo ele não interagindo diretamente com o app.

Acho que talvez isso ajude a entender um pouco melhor.

:D

Ingrid e Nathan, bom dia! Apesar de não ter concordado, eu entendi bem o sentido de como o Nathan usou nas aulas. É apenas uma questão quanto ao conceito da palavra em sí, veja seu exemplo Ingrid. "Por exemplo se você desenvolver um app para controlar os momentos de trocar óleo, a água, pneus, pastilhas de freio e etc... do seu carro" Todos os controles supra citados, na minha concepção, são apenas necessidades do proprietário do veículo (no caso nosso usuário). Compreende? Tanto caso do cachorro quanto no do carro, estes controles e necessidades só existem pois há uma pessoa que tem essa demanda. Valeu!

Sim! Compreendo sua ideia e concordo. Sem uma pessoa operando todos esses aplicativos não teriam nenhuma utilidade.

E ainda dizem que UX tem receita de bolo!

Percebam que é tudo subjetivo, tudo pode ser, e pode não ser, ao mesmo tempo!

Doideira? Talvez um pouco!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software