Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Comprimindo imagens - duplicado?

Olá, a compressão das imagens pelo gulp está rodando perfeitamente aqui.

Uma dúvida: vamos dizer que eu fiz o processo a primeira vez e comprimi a imagem "1.jpg". Se eu adicionar uma nova imagem "2.jpg" à pasta e executar o processo novamente, ele vai: - comprimir a nova imagem "2.jpg" (ok, é o que eu quero) - comprimir novamente a imagem "1.jpg " que já havia sido comprimida no processo anterior? Ou seja, cada vez que executar a função "build-img" ele vai comprimir as imagens anteriores, de forma que elas vão perdendo resolução? Nesse caso eu teria remover as imagens antigas da pasta antes de executar uma nova compressão...

Ou ele sabe que aquela imagem já foi comprimida uma vez e ignora o processo para aquele arquivo? Como ele sabe isso, onde fica registrado?

Obrigada pela atenção e parabéns pela aula super didática!

3 respostas

Boa noite, Patricia

o imagemin faz um processo similar ao de minificação de textos (html, javascript, css). É como se ele removesse tudo que é desnecessário sem degradar funcionalidades, como se você estivesse lendo esse mesmo texto dessa forma: Ecomoseeleremovessetudoqueédesnecessariomassemdegradarfuncionalidades, então, uma vez realizado esse processo, não será possível realizá-lo de novo, afinal, a imagem já estará minificada. O imagemin é inteligente e percebe que aquela imagem não pode mais ser otimizada, e então a ignora na próxima vez que você rodá-lo, comprimindo então apenas sua '2.jpg' e todas as outras que ainda possuírem uma margem de minificação disponível. Quanto ao "como ele sabe disso?", não conheço seu funcionamento interno, mas acredito que ele faça uma análise na imagem e perceba que não há mais como otimizá-la, e daí então a ignora.

Retificando: Alice*, perdão.

solução!

Ele não saberá que a imagem já foi comprimida. Por isso o processo de otimização é feito do zero toda vez antes da sua aplicação ir para o ar. Assim, sempre teremos as originais. Você não deve otimizar as originais, pois se quiser retocar estaria retocando uma imagem otimizada e a qualidade final ficaria ruim.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software