Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Compila e imprime o alfabeto entre a e z, inclusive.

class A {
    public static void main(String... miguelProgrammer) {
        for(char c='a';c <= 'z';c++) {
            System.out.println(c);
        }
    }
}

Olá, estou com uma dúvida em relação ao laço acima, de onde ele tirou o alfabeto para percorrer? Se for da nossa classe String passada por parâmetro, o que mais ela nos tráz?

Fiquei um pouco intrigado em saber que a qualquer momento temos o alfabeto na manga, o uso é simples, mas o que tem mais semelhante a isso?

Eu pergunto isso porque tive momentos, em pocs antigas, rsrs, tive que criar na mão um array contendo o alfabeto, que bacana rs.

1 resposta
solução!

Caro colega, a variável utilizada dentro do laço é do tipo char (não está "ligada" ao parâmetro do tipo String) e funciona no loop for porque os caracteres em Java são representados internamente como valores numéricos. Cada caractere tem um valor numérico associado a ele, conhecido como seu código Unicode.

Por exemplo, o caractere 'a' tem o código Unicode 97, enquanto o caractere 'z' tem o código Unicode 122.

No código que você forneceu, a variável c é inicializada com o valor 'a', que é equivalente a 97. A condição do loop for verifica se o valor de c é menor ou igual a 'z', que é equivalente a verificar se o valor de c é menor ou igual a 122.

A cada iteração do loop, o valor de c é incrementado em 1, o que significa que ele passa pelos valores numéricos de 97 a 122, representando os caracteres de 'a' a 'z'.

Espero que esta explicação tenha sido útil para você. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software